17/07/2023 17:50 | Meio Ambiente

Semarh participa de Comemoração de Associação de Crédito de Carbono Social

Primeira do país, associação tem sede em Delmiro Gouveia e beneficia quatro Estados


Equipe da Semarh na Associação dos Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga, em Delmiro Gouveia,

Ascom Semarh


Ascom Semarh

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) foi a convidada de honra do primeiro aniversário da Associação dos Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga, em Delmiro Gouveia, comemorado no domingo (16). Pioneira no Brasil, a associação conta hoje com 108 membros, entre produtores e proprietários de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco, e simpatizantes da causa.


“A Semarh apoia todas as ações que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida do cidadão, através de ações que buscam também a preservação do meio ambiente. O crédito de carbono social do bioma caatinga é uma iniciativa que tem como objetivo a redução da emissão de gases tóxicos e a manutenção do bioma típico do nordeste brasileiro”, conta o secretário Gino César.


O crédito de carbono social é um mecanismo que busca incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do apoio a projetos e aos proprietários de terras, promovendo a conservação ambiental e melhorias para a população, já que os recursos gerados são voltados para ações sociais. Ao implementar ações que evitem a emissão de gás carbônico, gera-se créditos, que podem ser comercializados e utilizados por empresas ou organizações para compensar suas próprias emissões.


Desempenhando um papel essencial em relação a prevenção às mudanças climáticas, o crédito de carbono promove a redução de emissões e incentiva a adoção de práticas de conservação ambiental que impactam na diminuição do aquecimento global, como a conservação das matas, reflorestamento, inibição de queimadas, reduzindo os impactos negativos que geram, como a extinção de árvores nativas e a perda da biodiversidade. 


Neste ano, a Semarh criou a Gerência de Mudanças Climáticas, como forma de melhor fomentar ações a respeito do tema e incentivar a discussão sobre suas consequências . A iniciativa é uma maior proteção à população, já que os impactos das mudanças climáticas refletem-se na vida do povo alagoano, como no volume de chuvas, aumento da temperatura do planeta e avanço da maré. 


“A participação da Semarh, como órgão do Governo de Alagoas é crucial para o desenvolvimento da associação, sendo parceiros na discussão sobre o crédito de carbono social e seu fomento. O crédito de carbono social é uma alternativa para a preservação, regeneração e recuperação do bioma Caatinga, nativo de Alagoas”, informa o presidente da associação dos produtores de crédito de carbono social do bioma Caatinga, Haroldo Almeida.


A Semarh promove ações que impactam positivamente na gestão e mitigação dos riscos causados pelas consequências da mudança climática, fazendo de Alagoas um dos estados pioneiros na discussão sobre o assunto.