11/05/2023 18:37 | Meio Ambiente

Semarh inaugura em Penedo a primeira estação da nova rede de monitoramento de desastres naturais

Com a instalação dos novos equipamentos, Alagoas irá se tornar o primeiro estado do Brasil a ter 100% de monitoramento de todos os seus municípios em tempo real

Bruno Gomes e Maria Villanova

O Governo de Alagoas inaugurou nesta quinta-feira (11), por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a primeira estação meteorológica da nova rede de monitoramento do Sistema de Alerta para Desastres Naturais de Alagoas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Penedo. A estação beneficiará a região do Baixo São Francisco e fornecerá informações climáticas em tempo real para a Semarh.

Para o secretário Gino César, da Semarh, Alagoas qualifica ainda mais a sua rede de monitoramento com os novos investimentos. "Iremos instalar todos os novos equipamentos até dezembro de 2023. Isso quer dizer que Alagoas será o primeiro estado do Brasil a ter monitoramento meteorológico e hidrológico de todos os seus municípios em tempo real. Além do uso na prevenção e no salvamento das vidas, os dados dessas estações também servem para finalidades econômica e acadêmica”, esclareceu.

A implantação da nova rede contemplará a instalação de 60 novas estações para monitoramento meteorológico e hidrológico de Alagoas. Com isso, aumentará significativamente a celeridade na emissão de avisos e alertas para os órgãos de proteção e defesa civil, diminuindo os riscos para a população e aprimorando o trabalho realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh.

O diretor-geral do Ifal Campus Penedo, Felipe Souza, destaca a importância da implantação da rede no município para aproveitar a parceria com a Semarh e aprimorar os estudos no campus. “Essa estação também vai nos servir no objetivo de desenvolver pesquisas, até porque temos professores da área de climatologia e que vêm colaborar com os dados emitidos da estação”, afirmou.

A Defesa Civil de Penedo, representada pelo Sargento Sabino, agradeceu a Semarh pela instalação da nova estação. “São equipamentos de grande importância, que vão nos ajudar muito no monitoramento. A cidade e a região precisam disso. Agora ficamos mais preparados e a gente agradece veementemente ao Governo do Estado e ao secretário Gino César”.

São cerca de 140 mil habitantes em toda a região do Baixo São Francisco, que compreende os municípios de Piaçabuçu (17.868 habitantes), Igreja Nova (24.670 habitantes), Olho d'Água Grande (5.133), Porto Real do Colégio (20.158 habitantes), São Brás (6.977 habitantes). Esses alagoanos já estão sendo beneficiados com a instalação do novo equipamento, que provê mais segurança e agilidade na tomada de decisão das autoridades públicas.

Participaram do evento de inauguração: o secretário de meio ambiente de Penedo, João Ferreira; o vereador de Penedo, Ernande Pinheiro; os representantes do IMA, Priscila Queiroz e Ramon Salgueiro; o secretário de Agricultura de Igreja Nova, Wanderley Dantas; o representante da Marinha, capitão-tenente Alexandre Azevedo; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira; e o representante do Corpo de Bombeiros, tenente Erivaldo Santos.