18/03/2024 12:51 | Meio Ambiente

Semana da Água é aberta com vasta programação e alerta sobre a importância do meio ambiente

Evento deste ano tem como tema o Mais Água Alagoas, programa que vai beneficiar 2 milhões de pessoas até 2033


Evento marca as comemorações pelo Dia Mundial da Água, festejado no próximo dia 22

Thiago Sampaio / Agência Alagoas


Marcus Toledo / Agência Alagoas

A Semana da Água foi aberta na manhã desta segunda-feira (18), pelo Governo do Estado, em uma solenidade no auditório do Cesmac, no bairro do Farol. O evento, que marca as comemorações pelo Dia Mundial da Água, festejado no próximo dia 22, tem como tema este ano o Mais Água Alagoas, programa do Governo que prevê o investimento de R$ 10 bilhões para universalizar água e saneamento até 2033.

 

Durante a abertura, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino Cesar, disse que a questão da água tem sido um debate muito importante em todo o mundo. “E aí não é só a água. Pra discutir a água é preciso discutir o clima, discutir o que tá acontecendo no mundo. Isso porque a água é o que nos une, e o clima que nos move. E esse é o debate que vai nos acompanhar durante todo esse ano”, afirmou.

 

Segundo Gino, a água é o tema mais difícil de ser resolvido, porque precisa de conscientização e compreensão da população. “Precisa ainda de uma política de investimentos importantes, por isso esse debate de universalização da água, um investimento de 10 bilhões que está sendo feito em parceria com as nossas concessionárias”, disse.

 

Para o Instituto do Meio Ambiente, parceiro da Semarh na Semana da Água, o evento é importante também do ponto de vista educacional, graças a uma série de ações que o instituto vem desenvolvendo junto aos estudantes. “Essa semana, a gente vai intensificar, em parceria com as instituições, ações com as escolas. Vai ter trilha, preservação de mananciais e o programa Sede de Aprender, onde a gente monitora a qualidade da água nas escolas”, afirmou Ivens Leão, diretor-executivo do IMA.

 

Natural da região do alto São Francisco, o deputado estadual Inácio Loiola fez um alerta importante sobre o rio. Segundo ele, o Velho Chico está agonizando, e precisa urgentemente de ajuda. “Quando o rio São Francisco foi descoberto, no dia 4 de outubro de 1501, foi coletada água a doze léguas da foz, ou seja, a sessenta quilômetros. Acreditam que, naquela época, o São Francisco tinha uma vazão de doze mil metros cúbicos por segundo. Sábado eu estava em Piranhas, e a vazão era de apenas 900 metros por segundo”, ressaltou. “O São Francisco representa 70% do potencial hídrico do Nordeste; é responsável por 95% da geração de energia, e por 300 mil hectares de irritação ao longo de sua bacia hidrográfica. Por isso, a necessidade de preservar esse patrimônio do Nordeste brasileiro”.

 

Para a Secretaria de Estado de Governo (Segov), a água é hoje uma pauta extremamente relevante dentro do Governo de Alagoas. “A gente vê, escuta e trabalha muito mais para levar água e saneamento a todos no estado de Alagoas”, afirmou Fábio Augusto Carvalho, secretário Especial de Concessões, Parcerias e Governança Corporativa.

 

Fábio ressaltou o investimento de R$ 10 bilhões que será realizado pelos governos do Estado e Federal, juntamente com as concessionárias, para levar água encanada e saneamento básico a mais de 2 milhões de alagoanos até 2033. “O que eu posso dizer é que podem contar com a Segov, a Casal e as concessionárias para levar água e saneamento a todo o estado. Essa é uma missão abraçada pelo Governo do Estado”, disse.

 

Também participaram da solenidade de abertura da Semana da Água o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto; além de Cassiano Costa, gerente de engenharia da concessionária Águas dos Sertão; Alexandre Ferreira Lopes, diretor-presidente da Verde Alagoas; e Herbert Dantas, diretor-presidente da BRK, que apresentaram as ações que cada empresa vem realizando em Alagoas desde que obtiveram as concessões de água e esgoto.

 

A Semarh montou uma vasta programação para esta semana, que pode ser acessada aqui.