26/04/2023 12:02 | Esporte

Selaj promove a maior edição dos Jogos do Paradesporto de Alagoas

Evento chega a 8ª edição com recorde de inscritos, 16 municípios alagoanos e mais quatro estados na disputa


Considerada a maior edição até então, os Jogos do Paradesporto 2023 terão recorde de inscritos

Ascom/Selaj


Paulo Chancey Junior

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) promove, de 27 a 30 de abril, a 8ª  edição dos Jogos do Paradesporto de Alagoas, que esse ano conta com recorde de inscritos, municípios participantes e como novidade, a integração de quatro estados convidados.

 

Considerada a maior edição até então, os Jogos do Paradesporto 2023 terão recorde de inscritos, com mais de 500 participantes na disputa de 21 modalidades. O evento ainda terá como novidade, as duas cidades sede. Ano passado a competição aconteceu pela primeira vez de forma descentralizada em Arapiraca e neste ano, Maceió e Pilar recebem os jogos.

 

Em Maceió, as disputas acontecerão no Estádio Rei Pelé, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão (Antigo Ginásio do SESI), Ginásio do CDR no Cepa e no Jaraguá Tênis Clube.

 



Outro destaque é o número de municípios alagoanos, que vem aumentando cada vez mais e nesta edição chegou a 16. Outra novidade se refere aos quatro estados que manifestaram interesse e foram convidados. Paratletas da Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe também estarão desfilando as suas habilidades em terras alagoanas.

 

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler destacou a organização da maior edição da história dos jogos. “Desde o início do ano estamos planejando os Jogos do Paradesporto, firmando parcerias, conversando com atletas e entidades, tudo para promover a maior edição da história. A expectativa é a melhor possível para o evento”, afirmou.

 



Em 2023, o Governo de Alagoas promove os Jogos do Paradesporto através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), mas também contará com vários parceiros:  em nível estadual, a Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a Federação Alagoana do Paradesporto Escolar (FAPE); e em nível nacional, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como vice-presidente o alagoano Yohansson Nascimento, a Confederação Brasileira do Paradesporto Escolar (CBPE) e o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).

 

A competição terá início na quinta-feira (27) e segue até o domingo (30). A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira, a partir das 19h00, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão (Antigo Ginásio do SESI).