01/02/2023 17:13 | Infraestrutura

Seinfra retoma Projeto Estrutura Alagoas no litoral norte

Obras tocadas pela Secretaria de Infraestrutura beneficiará mais de 90 mil moradores do Litoral Norte de Alagoas


Equipe da Seinfra esclarecer aos moradores como se dará todo o processo das obras e os benefícios atrelados ao serviço desenvolvido.

Fotos: Felipe Lima


Camylla Klévia / Ascom Seinfra

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), retomou as obras do Projeto Estrutura Alagoas, que leva aos moradores do Litoral Norte do estado melhores condições de moradia a partir do esgotamento sanitário da região.


O projeto é composto por ligações domiciliares, redes coletoras, estações elevatórias, estações de tratamento e emissário, o que garantirá coleta, tratamento e disposição de maneira adequada para o esgoto doméstico. Além dos benefícios ambientais como a preservação do ecossistema e a não contaminação do solo, o projeto de esgotamento sanitário que está sendo desenvolvido contribuirá de maneira direta na geração de empregos, no crescimento do turismo local e na qualidade de vida da população, diminuindo os casos de doenças relacionadas a falta de saneamento.


Nos municípios de Maragogi e Porto de Pedras, as obras já foram iniciadas, beneficiando quase 62 mil moradores. Com a conclusão das obras, a estimativa é que esse número suba para mais 90 mil pessoas beneficiadas de maneira direta, somando os moradores de Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Japaratinga e São Miguel dos Milagres.


A Superintendência de Projetos Sociais (SPSoc) da Seinfra atua diretamente e efetivamente no diálogo com a população. Toda semana, a secretaria envia para as áreas contempladas uma equipe capacitada para esclarecer aos moradores como se dará todo o processo das obras e os benefícios atrelados ao serviço desenvolvido.


Isabela Amorim, Assistente Social que acompanha a equipe da SPSoc, esclarece a importância da atuação do setor social fazendo a ponte entre os moradores e as empresas executoras da obra: “O bom andamento das obras depende muito do trabalho desenvolvido pela equipe do social na comunicação com a população. Nossa equipe visita todos os domicílios, esclarecendo aos moradores o trabalho e a maneira como será executado, orientando sobre os benefícios que estas obras levarão para toda a comunidade, além de ouvir as necessidades de todos os moradores e nos anteciparmos a possíveis crises”.


Isabela explicou ainda que é traçado um plano de comunicação que inclui palestras em ginásios e escolas e a parceria da Seinfra com as prefeituras, atuando nas redes sociais e nas rádios de cada município.