08/03/2023 13:23 | ServiçosDesenvolvimento Econômico

Seinfra realiza evento especial para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Ação foi marcada pela troca de conhecimentos e sorteio de brindes


Felipe Lima / Ascom Seinfra


Camylla Klévia/Ascom Seinfra

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realizou uma ação nessa terça-feira (7), na Grota da Princesa, em comemoração ao Dia da Mulher. A comunidade, localizada no Benedito Bentes, é uma das que foram atendidas pelo programa de melhorias habitacionais Vida Nova nas Grotas.



 

A comemoração foi marcada pela animação e interatividade entre as equipes da Seinfra e as participantes. O encontro aconteceu no Instituto Mamães Corujas, um projeto social, sem fins lucrativos, que sobrevive de doações e atualmente presta assistência psicossocial a mais de 300 mulheres em situação de vulnerabilidade social. A programação integra o cronograma comemorativo do Mês da Mulher.

 

O evento foi organizado pensando em dar assistência às donas de casa e chefes de famílias, no tocante à conservação e durabilidade dos serviços de melhorias nas residências oferecidos pela Seinfra, por meio do Programa Vida Nova nas Grotas.

 

A palestra de orientação foi dirigida por Clara Lopes, engenheira e integrante da equipe de fiscalização do programa, que deu algumas dicas de como alguns simples cuidados podem prolongar a boa aparência e a funcionalidade das moradias. Segundo ela, pequenos cuidados diários, como tirar os cabelos que caem no ralo, podem evitar que o sistema de encanação tenha problemas no funcionamento e que a utilização de essência de lavanda pode impedir o aparecimento de cupim na madeira das casas. E, também, como a utilização de uma simples misturinha de álcool com cravos pode espantar mosquitos e até deixar os ambientes mais perfumados.



 

Clara Lopes explica que essa ação serviu como uma importante orientação às famílias beneficiadas e que se sente muito feliz em poder contribuir para a melhoria na vida de centenas de famílias. “Muitas pessoas não têm acesso a banheiro. Então, não sabem, por exemplo, que o cabelo que fica preso no ralo precisa ser recolhido. São pequenas informações que, para muitos, podem parecer besteira, mas, para esse pessoal que vive uma realidade difícil faz toda a diferença. Poder contribuir diretamente para o bem-estar dessas e de muitas outras famílias é muito gratificante, não só para mim, como para toda a equipe que está envolvida nesse projeto”, inteirou Clara.

 

A equipe de projetos sociais da Seinfra também se fez presente no evento. O grupo liderado por Leila Moreira fez dinâmicas de quebra gelo para deixar as participantes mais à vontade, esclareceram dúvidas acerca das melhorias e ressaltaram o valor da mulher na sociedade, encorajando-as a olharem para si como seres únicos, indispensáveis e capazes de se desenvolverem tanto na área pessoal quanto na área profissional.



 

O evento foi encerrado com o agradecimento da líder comunitária e assistente social Josiana Mendes, pelo serviço prestado pela secretaria.