05/12/2023 10:13 | Segurança

Segurança Pública promove curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

Formação visa capacitar profissionais para intervenção baseada em escuta e diálogo em casos de tentativas de suicídio

Turma é composta por profissionais das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros

Ascom SSP

Paula Berle e Alan Fagner / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP iniciou na segunda-feira (4) o “Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”.  A iniciativa é da  Chefia de Ensino Integrado e é voltada para profissionais das forças de segurança de Alagoas.

O treinamento busca capacitar agentes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros para a realização das abordagens técnicas, atuando como guardiães da vida (gatekeepers) e interventores durante tentativas de suicídio, tendo como diretrizes a humanização da intervenção e a atuação de forma assertiva e resolutiva, com responsabilidade ética.

O curso conta com uma turma de 29 profissionais e tem carga horária de 40 horas/aula, divididas entre atividades teóricas e práticas.

O chefe de Cursos Presenciais da Chefia de Ensino Integrado, sargento BM Walker Cordeiro, explica como será a organização das aulas.  “As atividades teóricas acontecerão de forma presencial em momentos síncronos, valendo-se do uso de metodologias ativas por meio de aulas expositivas e estudos de caso”, disse Cordeiro.

“Já a parte prática contará com o emprego de técnicas de dissuasão, com cenários controlados com simulações de ocorrências reais envolvendo situações de tentativas de suicídio”, completa o chefe de Cursos Presenciais da SSP.”, disse Cordeiro.

Dentre os assuntos abordados estão os aspectos legais que tratam do tema, a abordagem técnica, o gerenciamento de emergências envolvendo tentativas de suicídio e as noções fisiopatológicas dos transtornos mentais. Os módulos online serão realizados na plataforma de aprendizagem CEI Educar.