01/11/2023 14:51 | Segurança

Segurança Pública intensifica ações de combate ao crime na parte alta de Maceió

Forças policiais estão atuando de forma ostensiva, preventiva e investigativa, principalmente, em locais com maiores registros de casos

Ações de combate ao crime são intensificadas na parte alta de Maceió, com foco especial no Clima Bom

Christiano Pedrosa / 4º BPM

Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública está reforçando as ações de combate à criminalidade em bairros da parte alta de Maceió, como Clima Bom e Cidade Universitária, que têm registrado nos últimos dias um aumento no número de crimes contra a vida. Além do trabalho ostensivo, o serviço de prevenção também tem sido mais constante.

Em entrevista ao programa Cidade AL, da TV Pajuçara, na noite desta terça-feira (31), o secretário-executivo de Gestão Interna da SSP, delegado José Carlos dos Santos, afirmou que a cúpula da Segurança Pública tem se reunido constantemente para traçar as estratégias que já deram certo no primeiro semestre deste ano.

“De fato, o Clima Bom é o quarto bairro de Maceió que mais nos preocupa este ano. Nos primeiros meses houve certa quantidade de homicídios, nós fizemos uma operação importante lá em junho e tivemos três meses com uma média de um caso, que é geralmente a média histórica para a região. Infelizmente, em setembro e outubro os crimes voltaram a subir, mas nossa inteligência está trabalhando duro. Já sabemos que há uma guerra de tráfico no local e, pelas investigações, esses homicídios estão vinculados a essa briga de território. Nós estamos trabalhando para neutralizar esses grupos e a gente espera que a paz volte a reinar no Clima Bom”, afirmou José Carlos.

Ainda na conversa com o repórter Alan Garcia, o secretário-executivo da SSP garantiu que as forças policiais estão intensificando as rondas e as investigações para identificar e prender os envolvidos nos casos. “Temos uma atuação mais efetiva da polícia. Já debatemos sobre como a Delegacia de Homicídios pode agir no aspecto investigativo e como a PM pode melhorar na questão da prevenção. Nossa inteligência está unida montando operações policiais em locais específicos. O que a gente pode prometer à população é mais empenho, mais trabalho. A polícia vai ser cada vez mais firme para a gente dar tranquilidade àquelas pessoas”, disse o gestor.

José Carlos também lembrou que policiais do administrativo da SSP têm atuado com serviços extras nas áreas de maior mancha criminal da capital. Ele ressaltou o trabalho conjunto realizado constantemente com outras pastas para o desenvolvimento de políticas públicas que melhoram a qualidade de vida dos alagoanos.

“Estamos sempre em tratativas com outras secretarias como a Seprev, Seris, Semudh, Setrand, Secria, Seades, Seplag para avaliarmos de forma conjunta o que cada órgão pode fazer para que consigamos levar mais segurança e bem-estar para a população. Também temos uma relação já consolidada com a equipe do ONU-Habitat, que tem ajudado no direcionamento dos esforços do Governo de Alagoas em ações preventivas e qualificativas. Na última segunda-feira, lançamos o Programa Coruja, que vai aglutinar informações e servir como base para essa atuação integrada, levando em consideração evidências que já deram certo diante de alguns problemas e propondo ações respaldadas na inovação tecnológica”, finalizou José Carlos

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque-Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas.