21/12/2023 14:58 | Segurança

Segurança Pública empossa novos conselheiros de integração comunitária para o próximo biênio

Mais de 90 pessoas vão representar sete comunidades com o objetivo de colaborar com a tranquilidade da população

Posse do novos conselheiros comunitários ocorreu no Palácio do Governo, no Centro de Maceió

Roberison Xavier / Ascom SSP

Em solenidade no Palácio do Governo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas deu posse, na manhã desta quinta-feira (21), aos novos membros dos sete Conselhos de Integração Comunitária (CIC) para o biênio 2024-2025. Ao todo, 96 conselheiros vão atuar de forma colaborativa com os órgãos públicos para garantir mais a tranquilidade da população da Região Metropolitana de Maceió.

Os conselhos foram criados há mais de dez anos com o objetivo de colaborar no equacionamento e solução dos problemas relacionados com a segurança da comunidade. Eles são compostos por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Conselho Tutelar. Os conselhos atuam nas regiões onde estão instaladas Bases Comunitárias de Segurança (BCS), da Polícia Militar.

Atualmente, os conselheiros representam, em Maceió, os moradores dos bairros Vergel do Lago, Jacintinho, e dos conjuntos Selma Bandeira (Benedito Bentes), Osman Loureiro (Clima Bom), Santa Maria e Novo Jardim (ambos na Cidade Universitária). O sétimo conselho está instalado no Povoado Pedras, em Marechal Deodoro.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, ouviu demandas e se colocou à disposição para colaborar com a atuação dos conselhos. Ele também enalteceu o trabalho que vem sendo coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP junto às comunidades.

“O Conselho tem um papel importantíssimo dentro da segurança pública junto às bases comunitárias da PM. Cada representante dos moradores, que foi instituído e está mais perto das diversas situações que merecem a atenção, pode contribuir propondo ideias e estratégias que podem sim resultar na solução dos problemas a serem enfrentados. Espero contribuir de forma ainda mais efetiva com as Bases Comunitárias e sei que vamos contar com o apoio dos novos conselheiros”, declarou Flávio.

Durante o evento, o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rego, também reforçou o objetivo dos CICs, e como deve ser o trabalho a ser desempenhado pelos integrantes, que atuam de forma voluntária.

“Eles vão se reunir mensalmente e vão passar as demandas para os comandantes das unidades responsáveis pelo policiamento da região, buscando essa aproximação e a solução dos problemas de forma conjunta. A proposição de ideias pode ocorrer das mais diversas formas, seja em relação à estrutura física das bases, de logradouros públicos, ou no direcionamento do policiamento. Uma das exigências é que cada conselheiro more, trabalhe ou estude no local onde atuará, para que se tenha o sentimento de pertencimento e conhecendo o ambiente possa direcionar as estratégias mais assertivas. Os conselhos devem trabalhar com o objetivo único de reduzir a criminalidade e trazer mais alegria para a comunidade”, disse o oficial.

Quem sabe muito bem da importância do papel dos conselheiros é Rivaldo Jorge de Lima, que assume a diretoria de Projetos do CIC do Osman Loureiro. “É um elo entre a Polícia Militar e a população. O cidadão vai exatamente fazer esse trabalho de cooperação. E para nós, é motivo de alegria, porque já percebemos que há um compromisso da PM junto à sociedade. Com o acompanhamento que fazemos, ouvimos as necessidades que são transmitidas pelo povo. Nós, então, passamos para a Base Comunitária e os policiais vão, dadas as demandas, resolvendo os problemas”, afirmou.

Ainda na solenidade, houve uma homenagem à promotora de Justiça, Karla Padilha, que atua na Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público do Estado, pelo apoio prestado nas ações preventivas realizadas pela SSP. Também participaram do evento a gerente estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel RR Valdenize Ferreira; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Justo; e os comandantes do 1º e 5º Batalhões da PM, tenente-coronel Luiz Santos e major Luciano da Silva, respectivamente.