06/03/2024 09:49 | Segurança

Segurança Pública e MPAL iniciam nova etapa de projeto voltado à aquisição de equipamentos para bases comunitárias

“MP Amigo das Bases” destina recursos de não persecuções penais para as bases da capital alagoana


A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (5), na sede MPAL

Alan Fagner / Ascom SSP


Alan Fagner / Ascom SSP e Ethiene Fonceca / Ascom MPAL

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da  Chefia de Articulação Política de Prevenção, e o Ministério Público de Alagoas (MPAL) deram início a uma nova etapa do projeto “MP Amigo das Bases”. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (5), na sede MPAL.

 

Segundo o projeto, por meio de acordos de não persecução penal é possível a destinação de recursos para a compra de equipamentos e materiais necessários ao trabalho desenvolvido pelas bases comunitárias.

 

Para o capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária, a iniciativa trará benefícios diretos à sociedade, em especial para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

“Essa integração entre MPAL, SSP e PM é fundamental, trazendo benefícios para a comunidade. Com bases estruturadas, a Polícia Militar poderá prestar o seu trabalho da melhor forma possível, realizando visitas nas comunidades, solucionando problemas. O cidadão vai ter uma base pronta para atender a todos”, disse.


A promotora de Justiça Karla Padilha destacou que o objetivo é reforçar a Segurança Pública junto à população mais vulnerável. Como também, aliar uma conduta não apenas repressora, mas também preventiva, como acontece nos trabalhos desenvolvidos pelas bases comunitárias, por isso a importância de equipá-las adequadamente.

 

“Essa reunião de hoje foi justamente para isso: queremos sensibilizar os promotores de Justiça para que eles, por meio da realização de acordos de não persecução penal, contribuam com a aquisição de equipamento para as bases comunitárias”, disse.

 

Entre as principais solicitações dos conselhos comunitários de Segurança junto ao MPAL está a de que as comunidades mais vulneráveis recebam maior atenção da Segurança Pública através de policiamento comunitário. Com isso, o projeto “MP Amigo das Bases” passará a atuar no sentido de equipar as bases comunitárias com o suporte do projeto “Preço do Crime”, também do MPAL. Em contrapartida, a Polícia Militar viabilizará o reforço no efetivo das bases.