26/10/2023 08:25 | Segurança

Segurança Pública deflagra três operações e prende 11 pessoas em Alagoas

Ações visam desarticular grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e outros crimes

Forças de segurança cumprem mandados judiciais em Maceió e no interior

Ascom SSP

Vanessa Siqueira

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordena três operações integradas entre as Polícias Civil e Militar nesta quinta-feira (26). As ações ocorrem de forma simultânea em Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e Penedo. Até o momento, 11 pessoas foram presas.

As operações denominadas Reverso, Penedo Seguro e Universitários têm como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídios na região Metropolitana de Maceió e no Baixo São Francisco. Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em provas técnicas.

Do total de presos até o momento, três prisões ocorreram em Penedo na operação Penedo Seguro. A ação também já apreendeu duas balanças de precisão e quantidades ainda não pesadas de maconha e cocaína.

Pela operação Reverso, ocorreram duas prisões em Maceió e duas em Coqueiro Seco. Também foram apreendidas uma arma de fogo e uma quantidade de maconha.  Já na operação Universitários, três indivíduos foram presos em Maceió e outra pessoa foi presa em Rio Largo.

Os presos em Penedo foram levados com o material apreendido à 7ª Delegacia Regional do município. Os presos das demais operações estão sendo levados para a Delegacia de Narcóticos (Dnarc) e a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), em Maceió, para os devidos procedimentos.

As operações

A operação Reverso é fruto de uma investigação realizada de forma conjunta entre a Delegacia de Narcóticos, da Polícia Civil, e o Batalhão de Rotam e cumpre quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão na capital e no município de Coqueiro Seco. A operação foi denominada como Reverso porque ficou constatado que a organização criminosa vinha expandindo o tráfico de drogas para fora da capital.

Já a operação Penedo Seguro cumpre quatro mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em diversas localidades do município de Penedo. As investigações foram realizadas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, também da Polícia Civil, e o 11º Batalhão da Polícia Militar.

A ação é denominada Penedo Seguro em alusão aos esforços das forças de segurança em combater o crime e manter a população da região em segurança.

Por fim, a operação Universitários cumpre nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão em Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro. A ação é resultado de investigações realizadas pela Dracco e o 12º Batalhão e que constataram a presença de um grupo criminoso que vinha praticando diversos crimes nos três municípios.

A operação ganhou o nome de Universitários em alusão ao bairro Cidade Universitária, em Maceió, ser a principal área de atuação dos criminosos e também pelo fato de a investigação detectar que esses indivíduos utilizavam um grupo em uma rede social com o nome de uma Faculdade para se comunicar e tentar passar despercebidos.

Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados nas três operações, a Polícia Militar empregou policiais dos 11º e 12º Batalhões, da 4ª e 9ª Companhia Independente, do Batalhão de Rotam, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão Ambiental (BPA) e do Batalhão Rodoviário (BPRv).

Já a Polícia Civil empregou policiais da Dnarc, Dracco, do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), da 7ª Delegacia Regional de Penedo, 85° Distrito Policial de Porto Real do Colégio, 86° Distrito Policial de São Sebastião e do 17° Distrito Policial de Marechal Deodoro.

O Comando de Aviação do Estado (Comave) também participou das operações.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas.