22/09/2023 16:38 | Segurança

Segurança Pública debate com gestores da Educação registros de violência em escolas

Tema foi discutido durante nova reunião do grupo que integra o Observatório da Segurança


Integrantes do observatório da Segurança realizam nova reunião e discutem ações

Ascom SSP


Vanessa Siqueira / Ascom SSP

As ações de combate e prevenção de incidentes em ambientes escolares de Alagoas continuam. Nesta sexta-feira (22), integrantes do Observatório da Segurança estiveram reunidos para debater novas ações e alinhar um plano de ação que visa desenvolver políticas de prevenção e combate de ocorrências de natureza violenta nas unidades de ensino do Estado.


De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária, tenente PM Alex Acioli, o grupo de trabalho vai analisar os livros de ocorrências escolares de todas as unidades de ensino da rede estadual, com objetivo de entender quais tipos de situações mais ocorrem e, com base nestes dados, desenvolver políticas para prevenir que novas situações ocorram nos estabelecimentos de ensino.


“Este estudo será agregado a um projeto que vamos elaborar e apresentar ao secretário da Segurança Pública, denominado Projeto SSP na Escola. O objetivo é atuar com todas as forças de segurança no contexto preventivo e repressivo. Ou seja, depois que analisarmos as comunidades que possuem maior índice de violência escolar, vamos a estes locais para desenvolver ações de proximidade, palestras e também promover ações no entorno das unidades de ensino. Nossa missão será entender o fenômeno e atuar na resolução desses problemas”, explicou.


O cronograma da ação envolve algumas etapas, como elaboração de um questionário e aplicação, análise dos resultados obtidos, produção de relatório e apresentação dos resultados, além da criação de soluções.


“Estamos realizando diversas ações em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação visando promover um ambiente escolar cada vez mais seguro em nosso estado. Além do observatório, estamos atuando com ações de capacitação de profissionais de vigilância e com o Proerd na prevenção às drogas”, completou.


O observatório foi criado por meio de uma portaria publicada em Diário Oficial do Estado (DOEAL) em abril deste ano. As ações com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos ou programas de segurança escolar também devem ser articuladas com outros parceiros dos segmentos da educação, esporte e cultura, justiça e instituições de ensino, além da própria comunidade.


Também participaram da reunião o assessor de Estatística e Análise Criminal do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, capitão PM Sidcley Santos, a Auxiliar da Chefia de Prevenção da SSP, Maria Suely de Aquino, a major PM Beatriz Argolo, Chefe de gestão de Ações Escolares e Comunitárias da SSP , o coordenador de Políticas Antidrogas e Antiviolência da Seduc, coronel RR Wellington Fragoso, a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, e outros técnicos da Seduc.