31/08/2023 12:55 | Segurança

Segurança Pública aciona Plano de Defesa e prende criminosos envolvidos com assalto a bancos

Entre os presos está um dos pioneiros em arrombamentos a instituições financeiras do país

Diversos equipamentos que seriam usados na ação criminosa foram apreendidos

Ascom SSP/AL

Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública acionou o Plano de Defesa e conseguiu prender um dos criminosos mais procurados por assaltos a bancos do país na madrugada desta quinta-feira (31). Além dele, um segundo envolvido também foi preso pelas forças de segurança. A dupla planejava atuar contra uma agência bancária do município de Anadia, interior alagoano.

Toda a ação começou com o apoio da população anadiense, que informou aos policiais militares do Grupamento da Polícia Militar na cidade, pertencente à 1ª Companhia Independente, sobre indivíduos que estavam registrando fotos no entorno do banco. Entre as características apontadas, os populares disseram que os suspeitos não eram moradores e nunca tinham sido visto antes na região.

De imediato, a guarnição efetuou a abordagem aos dois indivíduos, de forma individual, e constatou que ambos eram de Santa Catarina, no Sul do país. Um deles estava em um veículo alugado e afirmou que estava a trabalho pela região, mas não conhecia o segundo envolvido, como forma de despistar as suspeitas.

Como não havia irregularidades aparentes, como mandados de prisão em aberto, os militares liberaram os envolvidos, mas ao perceber sobre possível ocorrência de domínio de cidades, entraram em contato com o comandante da 1ª CPM/I (Companhia de Polícia Militar Independente) e também com a SSP para averiguações mais aprofundadas.

Nas apurações, foi verificado que entre os abordados estava o autor de diversos arrombamentos a instituições financeiras do país e bastante conhecido por sua habilidade em “cortar” cofres bancários. Ele inclusive responde a inquéritos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de ser investigado também pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro.

Um dos crimes apontados em desfavor do indivíduo está o furto qualificado contra uma joalheria de Natal cometido no último domingo (27). Nos levantamentos, a SSP também constatou que o veículo usado por eles tinha passado por cidades próximas à Anadia, como Maribondo e Pilar.

Após o contato feito pela primeira equipe interventora e dadas as circunstâncias apuradas, foi acionado o Plano de Defesa do Estado, que foi criado pela SSP para conter ações criminosas de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade. Diante do fato, todas as forças de segurança do Estado iniciaram as ações de alerta com uma atuação integrada, sistemática e permanente até a prisão dos envolvidos.

A prisão, realizada por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), aconteceu na parte alta de Maceió. Em seguida, a dupla foi encaminhada para a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, da Polícia Civil (DRACCO/PC-AL), tendo sido os procedimentos cartorários efetuados na Seção de Crimes contra Instituições Financeiras de Alagoas.

Em seguida, os dois presos foram levados ao Instituto de Criminalística para coleta de material genético, que poderá ser submetido à comparação com outros materiais já colhidos em locais de crime contra instituições financeiras. Eles também foram conduzidos ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito e direcionados à custódia, ficando à disposição da Justiça. Diversos equipamentos que seriam usados na ação criminosa foram apreendidos.

O secretário Flávio Saraiva elogiou a perspicácia da primeira equipe que fez a abordagem aos indivíduos, a atuação de todas as forças de segurança e agradeceu o importante apoio da população. “Os agentes estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. De forma crucial a primeira equipe interventora desencadeou toda uma apuração rápida e de forma integrada. É preciso lembrar que Alagoas é referência nacional pela articulação conjunta e preventiva para casos dessa natureza, sendo inclusive elogiado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A população também tem percebido o quanto é fundamental para o combate à criminalidade e o apoio dado nessa ação demonstra isso”, afirmou ele.