05/04/2023 11:56 | Segurança

Segurança ganha reforço com incorporação de novos soldados e oficiais da PMAL

Governador Paulo Dantas participou da solenidade e aula inaugural do Curso de Formação de Soldados Combatentes


Governador saúda alunos do Curso de Formação de Soldados durante aula inaugural nesta quarta-feira (5)

Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou na manhã desta quarta-feira (5), no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, da solenidade de incorporação de 946 alunos soldados combatentes – 182 deles mulheres –,  e 54 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), aprovados no último concurso público realizado pela Corporação. A solenidade contou também com aula inaugural do Curso de Formação de Soldados Combatentes (CFAP), com palestra do procurador da República, Marcial Coelho. 

Paulo Dantas ressaltou que em breve os alunos soldados e cadetes estarão à disposição da sociedade, contribuindo para reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado. “São novos colaboradores que vêm somar todos os esforços do governo para que se diminua cada vez mais a  os índices de criminalidade em Alagoas, que em março teve o mês mais seguro da história”, enfatizou o governador.  “Não é uma comparação março a março,  foi o mês mais tranquilo de toda série histórica em Alagoas, desde 2012”, ressaltou.



  Os investimentos em segurança, segundo Paulo Dantas, garantem a paz e tranquilidade dos alagoanos, e contribuem para o fomento do turismo, atração de novas empresas para o Estado e geração de empregos. “Estaremos investindo ainda mais em segurança e faremos mais concursos até o fim do nosso governo. Já lançamos o edital para o concurso de delegado da Polícia Civil, área onde havia muita carência. Serão 50 vagas e mais 50 de cadastro de reserva, podendo assim termos mais 100 delegados no próximo ano”, informou.

 O vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância da presença ostensiva da polícia nas ruas para garantir a segurança de todos. “Na medida em que se dá segurança para o turista vim aqui, do empresário se instalar em Alagoas, dar segurança para todos nós,  ou seja, beneficia toda a sociedade.  Como diz o governador Paulo Dantas, segurança é essencial”, enfatizou o vice-governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública,  Flávio Saraiva, disse que a incorporação dos novos soldados combatentes e oficiais cadetes era um momento importante de reforço e renovação da tropa. “Cada vez mais Alagoas vem reduzindo os índices de violência e esse reforço na renovação da tropa é muito importante para garantir o avanço na área de segurança", afirmou Saraiva.


O comandante da PMAl, coronel Paulo Amorim, acrescentou  que o governador Paulo Dantas e o secretário de Segurança têm investido muito na segurança pública,  em especial na PM. “O governador tem investido não só com aumento do efetivo, mas também na aquisição de novos equipamentos como armamentos, coletes balísticos e viaturas robustas e modernas”, observou o comandante da PMAl.

Ele destacou também o nível intelectual dos alunos, a maioria com graduação em nível superior. “Estamos investindo também na capacitação intelectual da tropa, e já realizamos mais de 20 capacitações", informou Paulo Amorim.

O Comandante do Centro de Formação de Praças (CFAP), tenente-coronel Silvio José Lúcio, explicou que o Curso de Formação de Praças terá agora duração de um ano, porque os soldados estarão habilitados  para chegar ao posto  de sargento. Nos primeiros seis meses, os alunos soldados terão formação em matérias jurídicas e processuais, preparação física e treinamento  de armamento. “A partir de julho, esses alunos iniciarão o estágio nas ruas”,  explicou o comandante da CFAP.