20/07/2023 18:08 | Cultura

Segunda edição do Clube da Leitura acontece na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Projeto tem como objetivo incentivar a leitura de um número cada vez maior de alagoanos


Com a temática "Alagoanos em suas faces", o projeto escolheu o renomado autor Graciliano Ramos para iniciar a nova edição

Alexandre Teixeira/ Secult


Ryan Charles/ Ascom Secult

Após um período de pausa devido à pandemia, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos retoma as atividades da segunda temporada de encontros do Clube da Leitura. Com a temática "Alagoanos em suas faces", o projeto escolheu o renomado autor Graciliano Ramos para iniciar a nova edição.


Uma das responsáveis pela segunda edição do projeto, Erica Abreu, disse que a ideia é mergulhar na cultura e na leitura alagoana. "Eu cheguei aqui para conversar com a responsável pela biblioteca e pensei: 'vamos começar pelos escritores alagoanos?' Já que sinto essa necessidade de conhecer a história para que possamos traçar nosso futuro através da leitura. Esse espaço será voltado para alagoanos e não alagoanos descobrirem o mundo que existe dentro dos próprios alagoanos", ressaltou.



Waliston Pereira participou do primeiro encontro e enfatizou a importância do incentivo à leitura proporcionado pelo clube do livro. “Eu acompanho os eventos aqui da biblioteca sempre que posso, porque meu filho tem 14 anos e gosta muito de ler e eu dou o maior apoio para que ele continue assim. Infelizmente ele não pode vir, ele mora no interior, mas quando ele tiver na cidade faço questão que ele esteja presente”, disse.


Esse é mais um dos projetos que aproximam a população do equipamento cultural, visando sempre incentivar a cultura alagoana e o conhecimento público, como destacou a supervisora da Biblioteca, Mira Dantas. Ela observou a importância desses projetos para aproximar a população do patrimônio cultural e fomentar o conhecimento público. “O evento está partindo para a segunda edição, dessa vez presencial, aqui na biblioteca, para o visitante se emergir no ambiente que influencia e estimula mais ainda o interesse”, contou.

Mira falou sobre a ideia do projeto abordar autores alagoanos. “Pensamos em escritores alagoanos porque sentimos a necessidade de estimular a leitura local, mas pretendemos ampliar nossos conhecimentos à medida que o clube for crescendo”, concluiu a supervisora.


De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto proporciona um espaço inclusivo para compartilhar ideias e perspectivas sobre autores locais. “Essa iniciativa visa valorizar a rica literatura alagoana e incentivar o amor pela leitura tanto entre os alagoanos quanto os visitantes de outras regiões. Acreditamos no poder transformador da leitura e na capacidade que ela tem de nos transportar para novos mundos e realidades', ressaltou.

Os encontros do Clube da Leitura acontecem mensalmente na biblioteca, localizada no Centro de Maceió.