05/05/2023 15:59 | Gestão e Finanças

Sefaz visita instituições sociais da campanha Nota Fiscal Cidadã

Nessa quinta-feira (4), entidades dos municípios de Maribondo, Palmeira dos Índios e Craíbas receberam a equipe do Educação Fiscal


Ascom Sefaz


Karyne Gomes / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) continuou com o calendário de visitas nas instituições sociais participantes da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) nessa quinta-feira (4). No total, a equipe de Educação Fiscal visitou quatro entidades em diferentes regiões do estado.


Ao longo do percurso, foram visitadas: a Associação para Deficientes Físicos em Maribondo (Adefimar), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Maribondo, a Apae de Palmeira dos Índios e a Fazenda Kerygma em Craíbas.


De acordo com a chefe de Educação Fiscal, Juliane Calheiros, as visitas têm como finalidade acompanhar as reformas e aquisições efetuadas nas entidades e conscientizar os moradores da região sobre a importância de exigir o CPF na nota fiscal. “As instituições recebem os recursos por meio dos sorteios da campanha. No local, a equipe da NFC também auxilia a comunidade para sanar dúvidas”, pontuou.


Associação para Deficientes Físicos em Maribondo

A Adefimar existe há 19 anos e atende em média 500 pacientes por semana. A instituição oferece atendimento ambulatorial, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, médico ortopedista e assistência social.


“Os prêmios que recebemos nos permitem investir na infraestrutura da instituição. Com isso, já criamos uma sala de integração sensorial, uma sala de Atividades da Vida Diária (AVD) e compramos vários equipamentos de fisioterapia, informática e climatização. Foi um grande investimento que realizamos com os recursos que ganhamos desde 2015, por meio da NFC”, destacou o gerente Aloizio Rocha.


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

As duas entidades que estão localizadas uma em Maribondo e a outra em Palmeira dos Índios proporcionam atendimento especializado para as pessoas com deficiência, seja ela física, mental e/ou múltipla e para os seus familiares, desenvolvendo ações nas áreas de saúde, assistência, educação e integração sócio-familiar.


A Apae de Maribondo foi fundada há 12 anos e atende aproximadamente 40 pacientes uma vez por semana nas quintas-feiras. “Com o valor recebido, utilizamos para comprar materiais de papelaria e limpeza, além de adquirir uma maca para a sala de fisioterapia e alguns equipamentos, como o ultrassom. Essa parceria com a campanha NFC é fundamental, pois ajuda a melhorar os atendimentos e a infraestrutura”, comentou a diretora Jessica Maria.


Já a Apae de Palmeira dos Índios foi criada há seis anos e beneficia cerca de 520 pacientes. Por lá, a equipe já conseguiu investir tanto na questão dos atendimentos, quanto nos equipamentos. “Compramos ferramentas para a nossa banda fanfarra, bem como materiais musicais, rádios comunicadores, caixa de som, microfones, longarinas, fardamentos, ares-condicionados, jogos, esteira ergométrica e materiais para educação física. Agora, vamos investir na reforma do nosso futuro prédio, comprando tijolos e cimentos”, frisou a coordenadora Rose Rocha.


Fazenda Kerygma em Craíbas

A instituição acolhe e trata pessoas com dependência química e alcoolismo há 15 anos. Com os recursos provenientes da nota fiscal foi possível aperfeiçoar a estrutura e oferecer um atendimento melhor aos acolhidos. A entidade beneficia 60 pessoas por mês, podendo chegar a 400 assistidos a cada semestre, incluindo mulheres com filhos que também recebem os cuidados.


“Já fizemos melhorias com o auxílio dos recursos da NFC, como a construção da calçada de bloqueio, aquisição de TVs, caixas de som para o auditório, janelas, portões e porcelanato para o piso. É importante ressaltar que esses recursos são fundamentais para a concretização dos avanços ao longo dos anos e sem eles não teríamos alcançado os resultados”, disse o coordenador Adimar Paiva.