29/11/2023 18:03 | Serviços

Sefaz recebe visita de 45 alunos de Piaçabuçu em evento de educação fiscal

Meta do Governo do Estado é avançar a educação fiscal nas escolas de ensino fundamental e médio em 2024

Sefaz premiou os melhores trabalhos em educação fiscal

Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

Karyne Gomes / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) recebeu, nesta quarta-feira (29), cerca de 45 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de Piaçabuçu. Os alunos das escolas municipais João Beltrão, José Gonçalves e Padre Luís Barbosa Leite visitaram o prédio-sede do órgão, em Maceió, como parte de uma iniciativa educacional e apresentaram projetos sobre o tema da educação fiscal.

Segundo a chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, é fundamental engajar os estudantes nessas iniciativas. “É um momento para aprender sobre a educação fiscal e compreender o papel do tributo que é essencial para o funcionamento do estado. O tributo possibilita o controle social e a cidadania de uma forma igualitária. Então, os jovens absorveram os valores tanto da educação fiscal quanto dos tributos”, destacou.

Calheiros elogiou as propostas dos estudantes e anunciou a escola vencedora. "Agradeço às turmas pela participação na oficina de educação fiscal. Vocês foram essenciais nesse evento tão significativo. Parabenizo a todos pelos trabalhos executados. A turma vencedora desta oficina foi a Escola Municipal João Beltrão, que produziu um vídeo explicativo relacionado à educação fiscal", acrescentou.

Após o resultado da premiação, os estudantes e professores conheceram os setores da Secretaria da Fazenda, acompanhados pela equipe do Programa de Educação Fiscal (PEF) do órgão.

De acordo com o presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz, Yuri Miranda, este momento educacional é crucial, pois representa o aprendizado e a conclusão do conteúdo pelos alunos. "As escolas municipais participaram de oficinas, treinamentos e apresentações, transformando seus trabalhos em podcasts, vídeos e jornais. Ou seja, é uma oportunidade única de conhecimento”, concluiu.

A responsável pela Cidadania Fiscal na Receita Federal em Alagoas, Eugênia Ventura, detalhou que o objetivo é avançar a educação fiscal nas escolas de ensino fundamental e médio em 2024. “Estamos buscando parcerias para apoiar as instituições de ensino. Podem ter certeza que a Receita Federal está à disposição também para esse apoio educacional e fiscal”, comentou a representante do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF).

A primeira etapa do projeto ocorreu no dia 16 de novembro, com os alunos participando de uma oficina no ginásio do Bairro Brasília, em Piaçabuçu, onde desenvolveram trabalhos de educação fiscal. Por lá, a equipe do PEF aproveitou para revisar os projetos.