14/11/2023 17:40 | Gestão e Finanças

Sefaz promove palestras sobre educação fiscal em universidades de Maceió

Palestras aconteceram para dar andamento a conscientização sobre o Programa de Educação Fiscal e a campanha da NFC


Cortesia


Victor Xavier

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promoveu uma série de palestras sobre educação fiscal em duas faculdades de Maceió: na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) nos dias 7 e 8 de novembro e no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) na segunda-feira (13). O objetivo foi dar andamento a conscientização sobre o Programa de Educação Fiscal (PEF) e a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC).

Durante as ações na Uneal, representantes da Sefaz, Receita Federal, Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco) e Seduc marcaram presença. Também participaram duas instituições sociais envolvidas na campanha: o Instituto Espírita Manoel Batista e a Instituição Mãe das Graças, que compartilharam experiências sobre os recursos recebidos para suas atividades. Yuri Miranda, presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz, destacou que essas atividades permitem a divulgação dos fundamentos da educação fiscal em diversas áreas do conhecimento.

Nadja Peixoto, professora do curso de administração pública da Uneal, elogiou o Programa de Educação Fiscal em Alagoas, destacando-o como uma das melhores propostas de conscientização para o verdadeiro conceito de cidadania no desenvolvimento do estado. Ela ressaltou a importância de instruir e debater sobre a dinâmica do recolhimento do ICMS em todos os níveis de ensino e na área acadêmica.

“Ao possibilitar a instrução e debate em todos os níveis de ensino, e também nos diversos segmentos da área acadêmica, sobre a dinâmica do recolhimento do ICMS, compromete assim, além do binômio consumidor-fornecedor, toda a população que deve ser a principal beneficiada dos efeitos das políticas públicas, capacitando agentes fiscalizadores no cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes. E o curso de Administração Pública da Uneal quer fazer parte dessa transformação”, disse.



Presente na palestra da Uninassau, Vitor Montenegro, coordenador do curso de direito, enfatizou a relevância dessas palestras para conhecimento dos universitários quanto à educação fiscal. “A parceria com a Secretaria da Fazenda se faz necessária para fomentarmos a educação fiscal na vida de todos, inclusive dos nossos alunos que serão operadores do direito muito em breve. Ações como essas fazem toda a diferença, porque saímos do clichê e debate sobre um tema tão importante”, comentou.