14/11/2023 14:51 | Saúde

Sefaz promove conscientização sobre o câncer de próstata

Ação da Sefaz teve como objetivo fornecer orientações sobre o câncer de próstata e incentivar a realização de exames de identificação da doença


Palestra faz parte da programação do Novembro Azul de prevenção à doença

Ascom Sefaz


Karyne Gomes / Ascom Sefaz

Para conscientizar e estimular os homens sobre a importância dos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) realizou palestra nesta terça-feira (14), dentro da programação especial do Novembro Azul. O evento aconteceu no prédio-sede do órgão, localizado no Centro de Maceió.

 

Segundo o palestrante, médico urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Carlos Eugênio, é importante sempre falar da doença. “Na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Por isso, busque um especialista em urologia para o diagnóstico, pois quando os sintomas surgem, a doença pode estar avançada, com poucas chances de cura”, frisou.

 

Eugênio ainda mencionou na palestra como é feito o rastreamento e diagnóstico precoce, seguindo as recomendações das principais sociedades médicas. “O rastreio pode ser feito a partir dos 45 anos com histórico familiar e dos 50 anos, com expectativa de vida superior a 15 anos”, complementou.

 

A ação da Sefaz teve como objetivo fornecer orientações sobre o câncer de próstata e incentivar a realização de exames de identificação da doença. O contador geral do estado de Alagoas, Ricardo Leite, participou do momento e disse que é fundamental compartilhar experiências e conhecimentos sobre o assunto.

 

“Essa palestra é essencial para combater o preconceito, pois, muitos homens ainda têm resistência a tratar desse tema. Inclusive, pessoalmente eu vivi isso com o meu pai, que teve câncer de próstata. Portanto, é sempre bom aprender mais e se informar sobre todos os detalhes”, comentou.

 

A campanha

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, entre outros. Na presença desses sinais a principal orientação é procurar um médico.

 

Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.