14/06/2022 15:54 | Gestão e Finanças

Sefaz participa de aula inaugural sobre projeto de Educação Fiscal para alunos de Campo Alegre

Encontro reuniu cerca de 50 alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental das quatro escolas municipais da região

Alunos da rede pública assistem a aula inaugural sobre projeto de Educação Fiscal

Karyne Gomes/ Sefaz

A equipe da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participou, nesta terça-feira (14), da aula inaugural para os estudantes selecionados que atuarão como multiplicadores no Projeto Educação Fiscal nas suas respectivas escolas. Ao todo, participaram desse momento cerca de 50 alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no município de Campo Alegre.

Na oportunidade, participaram das atividades quatro escolas municipais da região: Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães; Professora Zenobia Ferreira da Silva; João Fernandes Vieira Filho e Felizardo Souza Lima.

"A aula inaugural é uma exposição de forma lúdica e interativa com os alunos presentes sobre o tema de Educação Fiscal. É de suma importância, pois forma cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos e, além disso, a sociedade adquire mais conhecimento da aplicação dos recursos públicos, ou seja, o gasto dele", destacou o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz, Yuri Miranda.

Durante a palestra, o coordenador de trabalho da Secretária de Indústria e Comércio de Campo Alegre-AL, Denis Souza, disse que a oficina leva conhecimentos aos cidadãos sobre a administração pública. “É uma forma de incentivar o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos, criando condições para uma relação harmoniosa entre o município e o cidadão. Dessa forma, podemos mostrar a função socioeconômica do tributo”, pontuou o coordenador.

O coordenador do Núcleo Estratégico de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Campo Alegre, Daniel Alves, contou que essa parceria da Sefaz Alagoas tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar. "É necessário buscar o melhor acerca do tema abordado, que é a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e a capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão", contou.