18/11/2022 15:56 | SaúdeInstitucional

Sefaz Alagoas promove ação para estimular doação de sangue

Assistente social do Hemocentro de Alagoas, Síntia Raniere, esclareceu todas as dúvidas sobre o tema durante palestra que aconteceu no prédio-sede


Ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Ascom Sefaz/AL


Nataly Lopes

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu uma palestra sobre doação de sangue, nesta sexta-feira (18), no auditório do prédio-sede do órgão. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

 

A assistente social do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Síntia Raniere, foi a responsável por ministrar a palestra que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. “A doação de sangue é uma das ações mais importantes para contribuir com o tratamento de diversas doenças. Eu gostaria de ressaltar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, afirma a profissional.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue regularmente, número inferior ao que é recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As doações constantes são importantes para manter os estoques dos bancos de sangue e dos hemocentros.

 

A servidora Rafaela Santos participou da palestra e é doadora de sangue há mais de cinco anos. “Eu achei muito importante a palestra para os servidores da casa, porque eu salvo vidas e outras pessoas estão precisando. Eu estou dando a oportunidade para outras pessoas terem uma segunda chance de viver”, salienta a funcionária.

 

Para doar, a pessoa precisa: ter entre 16 e 69 anos; apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (RG, Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe); pesar no mínimo 50kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; estar alimentado.