18/05/2023 15:53 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Sefaz-AL reúne gestores para construir novo planejamento estratégico

A proposta é que o resultado do trabalho seja aplicado em todos os setores da secretaria entre os anos de 2023 e 2026, impulsionando o crescimento sustentável.

O encontro foi voltado para todos os gestores do órgão

Ivo Neto / Ascom Sefaz

Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

Propor desafios e métodos a serem utilizados para conquistar bons resultados. Esse foi o objetivo do encontro de gestores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), esta semana (dias 16 e 17) voltado para o planejamento estratégico da instituição para os próximos quatro anos.

Durante dois dias de atividades, a equipe teve a missão de trazer sugestões e, sobretudo, definir estratégias para torná-las aplicáveis e facilitar o dia a dia de trabalho dos servidores. A partir disso, consequentemente, deve ser aprimorado ainda mais o atendimento ao contribuinte e agilizados os serviços prestados ao cidadão alagoano.

Para a secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, esse encontro foi uma oportunidade de intensa colaboração dos líderes fazendários, compartilhando experiências e perspectivas, visando fortalecer o compromisso firmado em fomentar a estabilidade financeira, disseminando a cultura da responsabilidade fiscal e cooperando para a transformação de toda administração do estado de Alagoas.

“Nossa missão continua sendo exercer uma administração tributária íntegra e moderna e uma gestão financeira de excelência que promova a sustentabilidade do estado. Com o novo planejamento estratégico, vamos garantir a continuação e assegurar a excelência nos serviços prestados à população alagoana”, frisa.

No primeiro dia, foi apresentado o diagnóstico organizacional, bem como os desafios da Receita, de Sustentabilidade Fiscal e da Gestão Interna, expondo as medidas adotadas para reestruturação e ajuste fiscal no estado. Algumas pautas também tiveram destaque, como Reforma Tributária e Transformação Digital.

De acordo com a secretária especial do Tesouro Estadual, Monique de Assis, para manter ou melhorar a situação fiscal equilibrada que o estado apresenta, visando obter bons investimentos, tem que se aperfeiçoar tudo que foi feito e ajustar os procedimentos. “Então, temos que partir desse patamar para um novo, sem se acomodar. A ideia é seguir sendo parâmetro para os demais entes federativos na execução dos serviços fazendários”.

Já no segundo dia, foram explanadas as metas e ações para chegar aos resultados-chave, abordando quatros fases principais: diagnóstico, formulação, implantação da estratégia e seu desdobramento.

Na área do Tesouro Estadual, há o intuito de avançar na transformação digital, buscando ser referência em excelência operacional; promover o equilíbrio das contas públicas e incentivar a estruturação dos investimentos públicos, com foco na sustentabilidade.

Quanto à Receita, pretende-se realizar o monitoramento fiscal de forma a fomentar a gestão de risco e de conformidade e da autorregularização; aumentar a arrecadação tributária por meio da promoção da adimplência das obrigações dos contribuintes e aprimorar a relação fisco-contribuinte de forma moderna e inclusiva.

"Nosso objetivo é criar a integração dos processos administrativos tributários, possibilitando a execução em um único sistema, tornando os procedimentos mais simples. As malhas fiscais têm papel importante ao informar as omissões, as inconsistências, as divergências e os possíveis erros, para autorregularização dos contribuintes ou uma ação fiscal pelos auditores", menciona o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

A Tecnologia da Informação da Sefaz-AL visa disponibilizar soluções tecnológicas que aprimorem e ampliem a atuação do órgão junto à sociedade e ao governo. Já na Gestão Interna o objetivo é fortalecer as capacidades de gestão de conhecimento, competências e qualificação, além de promover a excelência operacional por meio de inovação e da modernização.

"A partir da integração das áreas foi possível identificar os pontos mais sensíveis a serem explorados. Entre os temas abordados, fizemos um mapeamento das competências inerentes às áreas (unidades) da Sefaz-AL, destacando a elaboração de trilhas de aprendizagem que permitam a implantação do modelo de gestão por competências a médio e a longo prazo", afirma a secretária executiva de Gestão Interna, Paloma Tojal.

O superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Tenório Malta, participou de toda imersão e enfatizou a importância de eventos como esse para os servidores da Sefaz-AL. "Momentos como este permitem que as áreas possam trocar ideias, em um ambiente voltado para a inovação e integração. Este foi o espírito dos trabalhos aqui. Participei do realizado anteriormente [2018-2022] e agora desse".

A proposta é que todo trabalho desenvolvido nesses dois dias, em meio aos debates entre os gestores do órgão, seja aplicado em toda secretaria entre os anos de 2023 e 2026, impulsionando mudanças positivas e o crescimento sustentável.