09/08/2023 18:37 | Educação

Seduc vai relançar Revista Eletrônica de Educação na Bienal do Livro

Periódico busca estimular a publicação de trabalhos científicos de educadores alagoanos; estudantes da rede estadual também vão prestigiar evento

Valdir Rocha / Ascom Seduc

Bruno Soriano / Ascom Seduc

A 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas se aproxima e, com ela, a expectativa em torno de uma vasta programação. Promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Governo de Alagoas, o maior evento literário e cultural do estado, que começa nesta sexta-feira (11) e segue até 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, também será palco do relançamento da Reduc, a Revista Eletrônica de Educação de Alagoas.

O relançamento está marcado para o próximo dia 14, a partir das 16h, no estande da Seduc. A revista busca incentivar trabalhos e publicações científicas de educadores alagoanos, ofertando um espaço para a divulgação de experiências curriculares desenvolvidas pelos professores. O objetivo é melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem e servir como referencial teórico para alunos e pesquisadores.

Gerente especial de Recursos Didáticos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Quitéria Pereira celebra a oportunidade de reedição da revista cujas publicações – que devem ser encaminhadas para o e-mail reduc@educ.al.gov.br – serão contínuas.

“Para a publicação, o trabalho precisa ser autoral e escrito em língua portuguesa”, explica a gerente, acrescentando que o edital contendo todas as normas está disponível no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3189-edital-das-normas-para-publicacao-na-reduc.

E a Bienal, que retorna após quatro anos, também vai contar com a participação ativa dos estudantes. É que aproximadamente 10 mil alunos de 199 escolas da rede estadual de ensino vão visitar a exposição, graças ao apoio da Seduc. Já na sexta-feira, quem estiver no Centro de Convenções poderá participar, a partir das 20h45, de uma roda de conversa com o professor José Rodrigues Neto, que vai abordar “o impacto da violência intrafamiliar nas construções possíveis do viver do sujeito infantil”.

E este final de semana reserva, ainda, o lançamento de quatro livros. Dois deles são voltados para o público Lembre-se do meu olhar: cartas para o futuro e Chapeuzinho colorido, escritos pelo professor Cícero dos Santos e cujo lançamento será às 16h do sábado (12). No dia seguinte, complementando a programação especial da secretaria, será a vez de debater a prevenção à violência nas escolas por meio das práticas de leitura e cidadania, tema da roda de conversa, com início às 17h, liderada pelo professor Jorge Lôbo.

Outro momento de destaque da Seduc diz respeito aos povos tradicionais. É que os professores Gilberto Ferreira, Cícero dos Santos e Valdeck Gomes vão debater, no dia 18, na sala Ponta Verde, os desafios da educação indígena em Alagoas.

Cerca de 400 mil pessoas devem visitar a Bienal Internacional do Livro durante os dez dias do evento que vai homenagear escritores como Jorge de Lima e Nise da Silveira. Serão mais de 300 lançamentos, 20 palestras, 80 mesas-redondas e 10 tipos de oficinas, além de conversas com autores renomados, espetáculos musicais, entre outras atrações. A programação completa da Bienal, que promete uma verdadeira imersão no universo da cultura e da literatura, pode ser acessada no site https://bienaldealagoas.com.br/#programacao.