20/12/2022 08:39 | Educação

Seduc prorroga pré-matrícula de novatos da rede estadual para até o dia 26

Procedimento deve ser feito no site www.matriculaonline.al.gov.br


Seduc prorrogou procedimento que se encerraria nesta terça-feira (20), e estendeu até o próximo dia 26, podendo ser feito online pelo site www.matriculaonline.al.gov.br

Thiago Ataíde/ Seduc


Ana Paula Lins/ Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou o prazo da pré-matrícula de novos alunos que ingressarão na rede estadual a partir do ano letivo 2023. O procedimento, que se encerraria nesta terça-feira (20), foi estendido até o próximo dia 26 e deve ser feito online pelo site www.matriculaonline.al.gov.br - onde também se encontram a portaria da matrícula e demais informações necessárias.

No ato da pré-matrícula online, o interessado ou seu responsável legal (caso seja menor de idade) deve preencher um formulário com dados e marcar três opções de escola onde deseja estudar.  São ofertadas vagas para os seguintes anos/séries/períodos:

- 1º e 6º anos do Ensino Fundamental;

- 1ª série do Ensino Médio;

- 1º e 5º períodos do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno diurno (idade mínima 15 anos);

- 1º e 6º períodos da EJA Fundamental no turno noturno (idade mínima 15 anos);

- 1º período da EJA Modular Médio (idade mínima 18 anos);

Para as demais séries, deve-se procurar a escola estadual mais próxima de sua casa para saber se a mesma possui vagas para estas turmas. Caso sim, a matrícula deve ser feita na própria unidade de ensino.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a professora Roseane Vasconcelos explica que, neste momento, não é necessário dirigir-se à escola onde pretende estudar. “O procedimento de pré-matrícula para os novatos é exclusivamente online. Então, não é necessário ir até a escola neste momento, somente no período de confirmação da matrícula, que acontecerá no fim de janeiro e início de fevereiro”, informa a secretária.  “Até lá é importante reunir os documentos necessários e tê-los em mãos. Estendemos o prazo para atender o alto número de pessoas. A rede estadual está preparada, de Norte a Sul do Estado, para atender a todos”, completa Roseane. 

O resultado da pré-matrícula online será divulgado no site www.matriculaonline.al.gov.br a partir do dia 23 de janeiro de 2023. Munidos do resultado, os estudantes maiores de idade ou seus responsáveis legais deverão comparecer presencialmente à escola para a qual foram selecionados no período  de 23 de janeiro a 02 de fevereiro para a confirmação da matrícula.