03/02/2023 10:33 | Educação

CIÊNCIAS

Seduc oferta curso de astronomia para professores da rede estadual

A formação online e gratuita, está disponível para docentes de qualquer área de ensino


Erlane, aluna da eletiva de astronomia

Valdir Rocha (Ascom Seduc)


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

O Centro de Ciências e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas no curso de Fundamentos da Astronomia para professores da rede pública estadual. Ofertado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima, o curso será online e gratuito, com duração de 20h e certificação. São 40 vagas destinadas a docentes de quaisquer disciplinas que estejam interessados em ampliar seus conhecimentos científicos.


O curso à distância será realizado de 10 de fevereiro a 17 de março, todas as sextas-feiras, no horário de 20h às 22h. Para se inscrever, os professores interessados devem acessar o link Curso de Fundamentos de Astronomia para Professores 2023-1. (google.com) , e preencher o formulário de identificação, até o dia 10 de fevereiro. Durante a formação, os docentes terão a oportunidade de explorar os elementos da Astronomia Fundamental, abordando temas como; História da Astronomia, Sistema Solar, Introdução à evolução estelar, e Introdução à Via Láctea, galáxias e cosmologia.


Para a gerente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, Andrea Maciel, o curso também é uma oportunidade de preparação para o currículo do Novo Ensino Médio. "O objetivo principal do curso é que os professores tenham os fundamentos de astronomia, que é uma prerrogativa da Base Nacional Comum Curricular, desde os anos iniciais, com o Ensino Fundamental, até o Ensino Médio. E com essa formação, os professores também podem ter recursos para a implementação de eletivas no Novo Ensino Médio, e até estimular uma maior participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia,” avaliou.


*Sob supervisão