09/04/2024 18:05 | Educação

Seduc oferece formação para Educação de Surdos

Curso oferecido pelo CAS Joelina Cerqueira está com inscrições abertas até o dia 18 ou até as vagas serem preenchidas


Formação visa proporcionar educação inclusiva para estudantes surdos

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Camylle Vitória / Ascom Seduc / Sob Supervisão

A Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas para o curso “A Pessoa Surda e a Escola". As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Joelina Cerqueira, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca, no horário de 8h às 11h, pela manhã e de 14h às 17h, pela tarde. A formação, que também é ofertada pelo CAS, é gratuita e tem como público-alvo professores e auxiliares de sala da rede pública de ensino e tradutores intérpretes de Libras com formação em Educação. A formação terá carga horária de 60h, com aulas quinzenais.

Os documentos necessários para se inscrever são: RG, CPF, certificado de Licenciatura ou Magistério, comprovante de residência e declaração atual de vínculo escolar. É necessário levar cópias e os originais.

A formação visa aumentar a acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva nas escolas, apresentando conteúdos como fundamentos do ensino para o estudante surdo e os fundamentos da Língua Brasileira de Sinais.

As aulas serão presenciais, quinzenalmente, sempre às terças, pela manhã, com quatro aulas nos dois turnos durante o período de formação, e iniciarão dia 7 de maio, com encerramento previsto para o dia 17 de dezembro.




“Esta formação pretende tornar cada vez mais a língua dos sinais uma forma de comunicação, que inclua socialmente o sujeito surdo e prepare os professores, despertando nos educadores essa necessidade de buscar esse conhecimento para garantir a este público um ensino inclusivo e igualitário”, frisa Flávia Barboza, diretora-geral do CAS.