31/05/2023 08:36 | Educação

Seduc lança a 4ª edição da Olimpíada de História de Alagoas

Podem participar estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de ensino


Inicia-se nesta segunda-feira (5) competição estadual que impulsiona os estudantes na busca por conhecimento sobre a história afro-alagoana e dos povos indígenas tradicionais

Thiago Ataíde


Joyce Andrea, sob supervisão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou, nesta segunda-feira (29), por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a 4ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL), competição estadual que impulsiona os estudantes na busca por conhecimento sobre a história afro-alagoana e dos povos indígenas tradicionais. O documento já está disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3178-4-olimpiada-de-historia-de-alagoas.


Este ano, a olimpíada de conhecimento promovida pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios (Sedecom) prestará homenagem à alagoana Virgínia de Moraes, mestre de reisado, autora, intérprete e compositora de cantigas da cultura popular alagoana.


As inscrições iniciam no próximo dia 5 de junho e vão até 9 de julho, de forma on-line. Para participar da olimpíada, os estudantes devem estar regularmente matriculados na rede estadual, cursando os anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Deverão também se organizar em equipes compostas por três alunos cada, todos orientados por um professor que será responsável pela inscrição da equipe. Cada professor poderá orientar até três equipes.


Prova

A Olimpíada será dividida em três fases. Na 1ª, os participantes farão uma prova on-line com 20 questões objetivas e por meio da qual a organização estabelecerá o ranking das equipes dentro das respectivas Gerências Especiais de Educação.


Já a 2ª fase será constituída por uma prova subjetiva e uma redação, dos quais participarão até 10 equipes de cada Gerência. A 3ª e última fase, por sua vez, reunirá até 5 equipes classificadas de cada Gerência, de forma presencial, num momento de atividades lúdicas e premiação dos finalistas.


As provas da 1ª fase do certame devem acontecer no mês de setembro.