29/03/2023 07:11 | Educação

Seduc inicia Caravana Avança Ideb para fortalecer a Educação Básica em Alagoas

Ciclo de formações vai contemplar todas as Gerências Regionais de Ensino, percorrendo vários municípios

Encontros formativos servirão para alinhar as metas deste ano para a prova do Saeb, parte integrante do Ideb junto ao Censo Escolar

Thiago Ataíde

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc

Rumo à preparação para mais um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, na terça-feira (28), em Maceió, a Caravana Avança Ideb Alagoas. A ação, porém, começou na segunda-feira (27), em Penedo, com os profissionais da rede estadual participando de um ciclo de formações visando orientar todos os segmentos da comunidade escolar na busca por resultados positivos em 2023.

“A caravana é uma forma de acompanhar de perto todos os gestores nesse trabalho rumo ao Ideb 2023. Faremos formação não só com gestores, mas também com secretários escolares, grêmios estudantis e demais segmentos, para que a gente possa alcançar o melhor resultado possível. Buscamos fortalecer a gestão no sentido de apoiar o trabalho pedagógico nas escolas. Nesse sentido, articulamos a liderança da gestão escolar com o pedagógico, para que tudo ocorra bem até o dia da prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]”, afirma a superintendente de Gestão da Rede Escolar, Dileusa Costa.

Neste primeiro momento, a Caravana da Seduc chega às Gerências Regionais com foco na gestão escolar, contemplando também inspetores educacionais e técnicos responsáveis pelo Sistema de Gestão de Alagoas (Sageal). Esses encontros formativos servirão para alinhar as metas deste ano para a prova do Saeb, parte integrante do Ideb junto ao Censo Escolar.

Durante toda esta semana, a programação traz atividades nos municípios de Maceió, Piranhas, União dos Palmares e Rio Largo, seguindo até o próximo mês de abril.

Para Cristiane Bonfim, gestora da Escola Estadual Campos Teixeira, localizada em Maceió, a formação é uma oportunidade de planejar novas estratégias para melhorar o desempenho no Ideb. “São muito importantes esses momentos de orientação, para que a gente consiga repassar de forma bem clara as informações para nossa equipe pedagógica, onde nós falhamos ou no que precisamos evoluir, para que, assim, possamos otimizar as nossas ações e colher bons resultados no Ideb, assim como nos últimos anos. Dessa forma, a expectativa para este ano é muito boa”, destaca.

Já para o professor Max Lisboa, gestor adjunto da Escola Estadual Benedito Moraes, também localizada em Maceió, os encontros formativos são fundamentais para reavaliar diversos pontos. “Nós nos saímos muito bem no último Ideb justamente devido a esse acompanhamento que foi feito na escola. Isso nos permitiu observar as deficiências com outros olhos, para que pudéssemos apresentar soluções. Foi assim que conseguimos excelentes resultados”, recorda o educador.