21/09/2023 18:53 | Educação

Seduc apresenta ações de saúde mental voltadas ao público escolar durante fórum de prevenção ao suicídio

Secretário Marcius Beltrão participou de mesa redonda em que expôs ações destinadas a estudantes e profissionais de educação em Alagoas


Fórum realizado em Maceió abordou a importância de se ampliar cada vez mais o debate sobre o tema

Tiago Athaíde/Ascom Seduc


Manuella Nobre/Ascom Seduc

 A equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença em mais um importante encontro alusivo ao Setembro Amarelo - campanha nacional de prevenção ao suicídio - com a participação do secretário Marcius Beltrão numa mesa redonda, durante o Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, realizado nesta quinta-feira, em Maceió.

 

Ele expôs as ações que vêm sendo desenvolvidas Seduc, voltadas à saúde mental de estudantes e profissionais da rede estadual de ensino, destacando a construção de uma grande rede de apoio cujo foco é a prevenção.

 



“Parabenizo a todos do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas (CEPPSAL), que idealizou este evento. Afinal, males da vida moderna, a exemplo da depressão, também estão presentes no ambiente escolar. O tratamento medicamentoso é importante, mas a prevenção é muito mais, e a Superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc tem trabalhado bastante nesse sentido, atuando de forma integrada e já contando com um processo de contratação de psicólogos e assistentes sociais que reforçarão nossas ações, dentro e fora das escolas”, discursou o secretário, destacando a importância de se saber identificar práticas como o bullying, por exemplo.

 

“Também já enfrentamos situações de crise de ansiedade em nossas escolas, ocasião em que contamos com o auxílio da Secretaria de Saúde no apoio aos estudantes acometidos pela doença. E quando o país viveu uma febre de ameaças de ataques às escolas, tivemos o apoio incondicional da Secretaria de Segurança Pública, com quem desenvolvemos um plano de prevenção à violência que abrange, entre outros pontos, a capacitação dos vigias escolares, fazendo com que nossos estudantes voltassem a se concentrar naquilo que realmente importa, que é a aprendizagem”, emendou Beltrão.

 

Para a coordenadora do CEPPSAL, Delza Gitaí, a contribuição da Seduc demonstra a preocupação do governo estadual com o tema. “Trouxemos especialistas que fizeram diversas abordagens sobre este que é um problema de saúde pública. Nosso objetivo foi congregar todos os atores que militam nesta causa, que é uma causa de todos. Isso porque o suicídio é uma questão multifatorial, e é fundamental que os nossos jovens recebam, na escola, a devida orientação sobre o tema, o que vem de fato acontecendo em Alagoas. Afinal, é possível perceber uma simples mudança de comportamento ou qualquer outro indício que nos faz ligar o sinal de alerta, ocasião em que o aluno precisa se sentir acolhido”, afirmou a coordenadora.

 

O Fórum também debateu o alcance da denominada Carta de Alagoas, documento que busca propor, planejar e desenvolver ações e políticas públicas que contribuam para prevenir o suicídio, bem como prestar assistência aos familiares de pessoas que ceifaram a própria vida.