01/02/2022 15:47 | Educação

Seduc/AL entrega certificados da 1ª turma beneficiada pelo Programa Educação Para Emprego


Jonathan Lins


Joyce Andrea, sob supervisão

Auxiliar os estudantes a conquistar uma vaga no mercado de trabalho é o principal objetivo do Programa Educação para Emprego, que formou sua primeira turma na manhã desta terça-feira (1°), no Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas. A cerimônia simbólica de formatura contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, dos Secretários Executivos de Educação, José Márcio, e de gestão interna, Ricardo Dória, e de superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além do gestor da 13ª Gerência Regional de Ensino (Gere), Cássio Costa.

No evento, Rafael Brito realizou a entrega dos certificados dos concluintes do curso, ao passo que destacou a relevância da iniciativa. “Estamos trazendo muita gente de volta pra sala de aula, graças aos nossos programas como o Vem que dá Tempo. Mas também é necessário preparar o aluno para quando ele concluir os estudos, para que ele consiga um futuro de êxito. E tem gente que não sabe fazer um currículo, que fica nervoso no momento da entrevista de emprego, e esse treinamento é muito importante para que os estudantes possam ter capacidade e autoestima para disputar uma vaga no mercado de trabalho,” pontuou Rafael Brito.

Exclusivo para a capacitação dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), no seu primeiro mês de atuação, o programa já beneficiou cerca de 900 estudantes em 14 cidades diferentes por todo o Estado. O curso consiste em aulas de preparação para o mercado de trabalho, como elaboração de currículo, comunicação profissional, e técnicas para entrevista de emprego. 


Samira Menezes, estudante do EJA da Escola Estadual Profª Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, foi uma das beneficiadas e garantiu o seu certificado de conclusão durante a cerimônia. A estudante de 26 anos ainda contou que através do curso conseguiu a sua primeira entrevista de emprego e atualmente está trabalhando. “Eu fui fazer o curso só por curiosidade e, durante as aulas, percebi que não sabia fazer um bom currículo e me apresentar direito para as empresas. Eu não sabia destacar as minhas qualidades e, após conseguir me corrigir, elaborei novos currículos e pela primeira vez fui chamada para três entrevistas de emprego e, agora, graças a Deus, eu consegui um emprego”, declarou a estudante.

Entre os formandos também é possível encontrar histórias de empreendedorismo sendo despertadas. Esse é o caso da dona Geocina Barbosa, de 60 anos, que voltou a estudar e já está concluindo o Ensino Médio EJA, na Escola Estadual Benedita de Castro Lima, onde cursou a formação do Educação para Emprego, e com a experiência adquirida nas aulas decidiu empreender no ramo culinário. “Eu sempre gostei de estar aprendendo novas coisas e ao fazer esse curso eu passei a ver muitas oportunidades, o que despertou em mim um desejo de empreender no que eu sei fazer de melhor, e como eu gosto muito de cozinhar, eu decidi que vou trabalhar com isso. Então eu estou me organizando para montar meu ponto e vender caldinhos e sopas,” destacou a estudante.

Novas turmas

A iniciativa faz parte do Vem que dá Tempo, o maior programa de combate à evasão escolar de jovens e adultos da história de Alagoas. O curso acontece nas unidades de ensino da Rede Estadual que ofertam EJA, com carga horária de 40h, distribuída em 10 encontros que são realizados no contraturno às aulas regulares, para garantir a presença dos alunos. As inscrições para as próximas turmas começam a partir do dia 7 de fevereiro, com o início do ano letivo, e os estudantes interessados devem procurar a coordenação das suas escolas para realizar a inscrição via formulário.