31/05/2023 12:59 | Desenvolvimento Econômico

Sedics promove palestra sobre cooperativismo para alunos da EJA de Pilar

O encontro aconteceu no Centro Cultural Mestre Bida e contou com estudantes de quatro escolas municipais da região


Durante a palestra, os representantes da Sedics levaram um pouco do universo cooperativista e associativista para os estudante

Luís kennedy / Ascom Pilar


William Makaisy / Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária (Secas) promoveu, nesta terça-feira (30), no Centro Cultural Mestra Bida, no município de Pilar, uma palestra sobre o segmento cooperativista alagoano. A palestra teve como público os alunos da modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade. 



Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, promover o segmento cooperativista alagoano é um dos objetivos do Governo de Alagoas. “Iniciativas como essa são importantes porque conseguimos levar para diferentes públicos um pouco sobre como funciona o setor cooperativista do nosso estado, que vem crescendo e fomentando a economia de Alagoas. Os alunos do EJA presentes entenderam um pouco mais sobre o trabalho do estado – através da nossa Secretaria Executiva –,  e receberam orientações sobre o processo de formação de cooperativas”, contou. 


Durante a palestra, os representantes da Sedics levaram um pouco do universo cooperativista e associativista para os estudantes, que entenderam como funciona internamente uma cooperativa e quais os benefícios que essa modalidade socioeconômica proporciona para seus cooperados. Além disso, foi feito também um panorama sobre a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária (Secas), primeira secretaria do Brasil especializada no segmento. 


Estiveram presentes no encontro os representantes da Sedics; o secretário de Educação do município de Pilar, Clewinho Cavalcante; o presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Edimir da Silva, e alguns professores de escolas municipais de Pilar.