07/03/2023 15:13 | Agricultura

Sedics prioriza agenda para desenvolvimento da agricultura familiar no NE

Em ação realizada pelo Consórcio Nordeste, o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, discutiu estratégias de fortalecimento do setor e também do cooperativismo e da economia solidária nos estados brasileiros


A agenda começou com uma visita a uma cooperativa no interior do Rio Grande do Norte, em Bom Jesus, para conhecer os produtos e ações desenvolvida

Ascom Sedics


William Makaisy / Ascom Sedics

O secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Adalberon Sá Júnior, está participando de uma agenda realizada pelo Consórcio Nordeste sobre o avanço da agricultura familiar nos estados nordestinos. A ação que acontece em Natal, capital do Rio Grande do Norte, vai até esta terça-feira (7). 


A agenda começou com uma visita a uma cooperativa no interior do Rio Grande do Norte, em Bom Jesus, para conhecer os produtos e ações desenvolvidas. Nesta terça-feira (7) houve a inauguração de uma reforma do mercado de agricultura familiar em Natal, gerido por uma central de cooperativas locais, a Unicafes RN.


Segundo o secretário Executivo da Sedics, Adalberon Sá Júnior, a participação de Alagoas no evento é fundamental para traçar novas estratégias de desenvolvimento da economia solidária no estado. “Quando se fala em agricultura familiar você está intrinsecamente ligado à economia solidária, ou seja, com o que trabalhamos na Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária. Além da reunião da Câmara do Consórcio Nordeste, que está focada em estratégias de fortalecimento da agricultura familiar e a comercialização dos produtos, estamos acompanhando e apresentando produtos da agricultura familiar alagoana e discutindo como podemos fortalecer esse trabalho com as cooperativas”, pontuou. 


O secretário explicou ainda sobre a importância da ação integrada do Governo de Alagoas, por meio da Sedics e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) para fortalecer o segmento no estado. 


Durante o encontro, os produtos produzidos em Alagoas foram entregues para o Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e para as demais autoridades presentes, levando um pouco da produção alagoana para o Brasil. 


Foram entregues produtos da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam); da Cooperativa de Trabalho dos Produtores do Bonifacio (Cooperboni); Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA); Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba); Cooperativa Dos Beneficiadores De Arroz Do Povoado Ipiranga (Coobapi); Associação Zumbi dos Palmares; Pindorama; Associação Sabor Artesanal e a da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Capial). 


Também estiveram presentes na ação a secretária Executiva da Agricultura Familiar da Seagri, Renata Monteiro, o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, e o Presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Moisés Leandro.