31/05/2023 18:19 | Desenvolvimento Econômico

Sedics e Seteq reúne cooperativas de catadores de materiais recicláveis para discutir melhorias para o setor

O encontro teve o objetivo de alinhar as ações entre as entidades estaduais e as cooperativas de recicladores


Reunião nesta quarta-feira (31), na sede da Sedics, com representantes de cooperativas de recicladores

Ascom Sedics


Raphael Silva* / Ascom Sedics

As Secretarias de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas (Seteq) se reuniram, nesta quarta-feira (31), na sede da Sedics, com representantes de cooperativas de recicladores para discutir diretrizes voltadas à categoria de catadores de materiais recicláveis, visando melhorias para o segmento. 


Segundo o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, o Governo de Alagoas está empenhado em desenvolver o cooperativismo alagoano, dando a devida atenção a todos os grupos que compõem o cenário estadual.


“Estamos em um novo momento no nosso estado. O Governo de Alagoas sabe que o desenvolvimento econômico tem que andar lado a lado com o desenvolvimento social e por isso estamos nos reunindo com essas cooperativas hoje. Nesse encontro podemos entender as necessidades do setor e o que podemos fazer enquanto entidades públicas para trazer melhorias ao segmento”, disse. 


A integrante da Coopvila e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ivanilda Gomes, enfatizou que a iniciativa possui um apelo social muito importante.


“Nós estivemos aqui com o objetivo de discutir melhorias para a categoria dos catadores em conjunto com representantes governamentais. Tenho certeza que depois de hoje, a secretaria, junto aos demais órgãos competentes, nos darão o apoio necessário para que a classe de catadores, dentro da pasta de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária tenha como foco o fortalecimento e a valorização da categoria ”, ressaltou a catadora.


Durante o encontro, a Seteq apresentou o Projeto Cata Mais, que tem como objetivo fortalecer as organizações de economia solidária e incentivar a prática da coleta seletiva em Alagoas, capacitando catadores de resíduos para a formação de associações e cooperativas.


Sob supervisão*