29/11/2022 17:10 | Cultura

Secult vai ao interior do Estado e leva o som de bandas e artistas do rock alagoano

Evento passou pelas cidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas

Dezoito atrações participaram do projeto, entre bandas e artistas individuais selecionados em edital

Jônatas Oliveira / Ascom Secult

Camylla Thomasya/ Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promoveu uma programação musical de peso este mês, nos municípios de Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas. Na 3ª edição do Festival do Rock de Alagoas, foram apresentadas 18 atrações, entre artistas individuais e bandas de heavy metal ao rock clássico, selecionadas em edital. A iniciativa, que contou com investimento de R$ 60 mil, teve o objetivo de democratizar o acesso aos recursos públicos, possibilitando a divulgação de trabalhos autorais produzidos no Estado.

Com uma programação inteiramente regional, o Festival dispôs de toda a estrutura necessária para levar um evento de qualidade tanto para os artistas, quanto para o público. “É uma forma de o Governo valorizar os artistas alagoanos, sobretudo os do segmento rock, incentivando cada vez mais a produção cultural em nosso Estado”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O superintendente de Apoio à Produção Cultural, Milton Muniz, destacou o lançamento de editais para oportunizar de forma mais direta a participação nos eventos da pasta da Cultura. “Faz parte da missão da Secult democratizar o acesso aos recursos públicos, fazendo com que as bandas circulem, ganhem novos palcos e possam mostrar sua arte para outros públicos”, disse ele.

Em Palmeira dos Índios, durante os dois dias de evento (11 e 12), o público pôde curtir as bandas maceioenses Misantropia, Carnissa, Zona8, Rock em Dobro e Mr. Riff. Já em Penedo (14), o palco recebeu as bandas Lambertos, Morcegos e Invisible Control, além dos artistas Wado e Janaína Melo. A edição de Piranhas, realizada nos dias 25 e 26, levou as bandas Alcohol Simulation, $ifrão, Diogo Oliveira & Bandamor, e os solos de Pedro Salvador e Tiago Godoi ao município sertanejo.

Janaina Melo, que participou da edição que ocorreu em Penedo, falou sobre a importância de colaborar para que um evento deste porte aconteça. “O Festival foi incrível. A galera me recebeu muito bem e eu só tenho a agradecer, porque poder ser aprovada e participar num edital desses, para a nossa carreira é de grande importância”, disse.

Edu Silva, vocalista da banda Mr. Riff, que se apresentou em Palmeira dos índios, expressou sua satisfação em fazer parte da programação. “Foi um prazer ter sido selecionado neste edital tão importante, com músicos tão gabaritados”, afirmou.