22/04/2024 16:12 | Cultura

Secult se prepara para a VI Jornada Cultural no Hospital Universitário

A ação levará momentos de alegria e afeto aos pacientes do HU


Ação utilizará narrativas lúdicas e apresentações musicais para inspirar sentimentos de respeito, amor e afeto entre os pacientes

Jonatas Oliveira / Ascom Secult


Ryan Charles / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) promove, no dia 24 de abril, VI Jornada Cultural no Hospital Universitário de Maceió (HU). A partir da 9h, contadores de histórias, músicos e voluntários vão levar cultura e entretenimento aos pacientes da unidade de saúde.

 

A ação é realizada em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, o Comitê Proler Alagoas e Rede de Contadores de História de Alagoas, e visa promover a literoterapia, utilizando narrativas lúdicas e apresentações musicais para inspirar sentimentos de respeito, amor e afeto entre os pacientes e presentes. Challupe e seus bonecos, Fátima Maia, Rocheli Assis, Tia Miroca, Anjos da HUPPA, Cia Literando e o Laboratório de Violino da Ufal já confirmaram presença na ação.

 

Para a supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, o evento é uma forma de descontrair as vivências nos corredores do hospital. “A importância de essa ação acontecer de forma recorrente é que, através do mundo mágico da leitura, encontramos um caminho de levar afeto à vida dessas pessoas que precisam enfrentar tantos desafios diariamente”, afirmou.

 

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, afirma que a cultura é um modo de humanizar a jornada de cada um. "A cultura tem o poder de transformar vidas e trazer conforto em momentos difíceis. Estamos dedicados a tornar este evento memorável e inspirador para todos os envolvidos", declarou.