26/04/2023 16:03 | Cultura

Secult promove V Jornada Cultural no Hospital Universitário

Ação será nesta quinta-feira (27), a partir das 9h



Daniel Borges / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos junto com o Comitê Proler Alagoas, em parceria com Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Rede de Contadores de Histórias, promove mais uma edição da Jornada Cultural. As atividades serão dia 27 de abril, a partir das 9h, no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió.


Participam da programação Chaluppe e seus bonecos, Tia Miroca, Anjos da Huppa, Jorge Félix, Tárcio Smith, Laboratório de violinos da Ufal e Marcinha Câmara.  Segundo a coordenadora da Biblioteca, Mira Dantas, o objetivo é proporcionar à comunidade do hospital momentos de descontração. Para ela é importante promover a terapia por meio da leitura, contação de histórias, dança e teatro.


“Essa ação literária acontece a cada ano como uma forma de oferecer um afago à alma de pessoas hospitalizadas. Levar o amor, paz e o refrigério da alma por meio da leitura. Tal ação se apresenta num formato lúdico com a participação de artistas, professores, contadores de histórias do nosso estado”, destacou Mira.


Para a secretária da Secult, Mellina Freitas, a ação é uma maneira de levar alegria e cultura a pacientes e seus familiares que lutam contra o sofrimento diário devido a alguma doença. “Precisamos ter esse olhar mais humanizado, transformando um período sombrio das vidas das pessoas em um momento de sonho e esperança de um mundo novo e melhor”, ressaltou Mellina.