20/07/2023 18:39 | Cultura

Secult promove evento para fortalecer Bibliotecas Públicas e Museus na Região Serrana dos Quilombos de Alagoas

O VIII Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e III Encontro Regional de Museus acontece dia 28 de julho, em União dos Palmares

O objetivo do evento é reafirmar o valor cultural de um povo e preservar algo que é de todos os alagoanos

Alexandre Teixeira/ Secult

Ryan Charles/Ascom Secult

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realiza no dia 28 de julho, às 9h, o VIII  Encontro Regional  de Gestores de Bibliotecas e III Encontro Regional de Gestores de Museus - Região Serrana dos Quilombos de Alagoas. O evento organizado pelo Sistema Alagoano de Museus e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado acontece em União dos Palmares.

O encontro reunirá líderes e gestores das principais bibliotecas e museus da região quilombola para troca de ideias e estratégias para ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais. “A ideia dos encontros seguem a mesma, discutir com os dirigentes das bibliotecas e museus a melhor forma de valorizar os equipamentos culturais, uma vez que neles estão as memórias e histórias dos municípios, da mesma forma que ampliamos os funcionamentos para a necessidade da população local.”, disse a coordenadora do sistema, Mira Dantas.

O evento é parte de uma série de encontros realizados pela Secult, que busca beneficiar diversas regiões do estado de Alagoas com aprendizados e fomento à valorização da cultura local. A coordenadora assegurou que essa iniciativa continuará sendo realizada, garantindo que todos os cantos do estado serão contemplados. “Estamos indo para a oitava edição com os gestores de bibliotecas e a terceira de museus e o objetivo é continuar para quantas edições forem necessárias para que todas as regiões do estado de Alagoas tenham esse fomento de valorizar a história de nosso estado. Aqui nós procuramos reafirmar o valor cultural de um povo e preservar algo que é nosso”, reforçou.

Além dos encontros, a equipe da Secult realizará visitas técnicas às bibliotecas e museus dos municípios de Santana do Mundaú, Ibateguara, São José da Lage e União dos Palmares para identificar e implementar melhorias necessárias. Essa abordagem visa incentivar o cuidado e preservação desses importantes espaços culturais, proporcionando momentos de diálogo aberto e atendimento às necessidades de todos os envolvidos.

Além dos encontros, a coordenadora ainda fará visitas técnicas às bibliotecas e museus dos municípios de Mundaú, Ibateguara, São José da Lage e União dos Palmares para checar quais melhorias são necessárias. "Estamos empenhados em fortalecer a cultura local e preservar nosso rico patrimônio. Os encontros de Bibliotecas Públicas e Museus são fundamentais para valorizar nossa história e promover o acesso à cultura em Alagoas.", destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

O evento acontece na Rua Hermano Plech, próximo ao Hospital São Vicente, Centro. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail para alsebp@gmail.com e sistemaalagoanodemuseus@gmail.com.

Confira a programação:

9h - Abertura

9h30min - Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.

11h - Coffee break

11h15 - Bate-Papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.

12h - Encerramento com entrega de kits de livros