31/05/2023 09:08 | Cultura

Secult lança espaço para receber propostas e sugestões para a Lei Paulo Gustavo em Alagoas

Sociedade civil e segmentos culturais podem participar da construção dos mecanismos da Lei


Lei Paulo Gustavo busca incentivar a produção cultural e artística, promovendo o acesso à cultura

Divulgação


Daniel Borges/Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) abriu um importante espaço de participação para a sociedade civil e os segmentos culturais. Até o dia 5 de junho, os interessados poderão enviar propostas e sugestões de editais e premiações da Lei Paulo Gustavo, por meio do site cuca.al.gov.br.


Com o objetivo de tornar o processo mais inclusivo e atender às necessidades da diversa cena cultural do Estado, a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a importância da participação da sociedade civil nesse momento. "Estamos muito felizes em abrir esse espaço de participação para a sociedade civil e os segmentos culturais. A Lei Paulo Gustavo é uma importante ferramenta de incentivo à cultura em Alagoas e é fundamental que todos tenham a oportunidade de contribuir com suas propostas e sugestões. Queremos garantir que os editais e premiações sejam inclusivos e atendam às necessidades e demandas dos segmentos culturais", afirmou Mellina Freitas.


Além disso, a superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Natalia Teles, ressalta a importância da participação ativa dos artistas, produtores culturais e demais agentes envolvidos com a economia criativa. "É fundamental que os artistas, produtores culturais e demais agentes envolvidos com a economia criativa participem ativamente desse processo. Através da consulta pública e do envio de sugestões, poderemos construir editais e premiações mais eficientes, que estimulem a produção artística e cultural em Alagoas, fortalecendo assim a nossa identidade cultural e impulsionando a economia criativa do estado", destacou Natalia Teles.


A Lei Paulo Gustavo busca incentivar a produção cultural e artística, promovendo o acesso à cultura, fomentando a criação de empregos na área e estimulando a geração de renda por meio da economia criativa. A participação da sociedade civil e dos segmentos culturais nesse processo de construção é essencial para que as políticas públicas atendam de maneira efetiva às demandas e necessidades dos artistas e produtores locais.


Após o encerramento do período de consulta pública e envio de sugestões, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa analisará as propostas recebidas e utilizará essas contribuições para a construção do Plano de Ação do Estado que deverá ser entregue ao Ministério da Cultura.