28/04/2023 18:47 | Cultura

Secult divulga programação da 19ª Mostra Alagoana de Dança

Apresentações passarão pelos municípios de Pilar e Penedo

Daniel Borges / Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove, durante o mês de maio, a 19ª Mostra Alagoana de Dança. Pilar e Penedo são as cidades alagoanas escolhidas para sediar o evento, que é gratuito e conta com programação entre os dias 2 a 20 de maio.

Ao todo, mais de 40 grupos dos mais diversos estilos passarão pelos palcos da Mostra. Foram selecionados coletivos e bailarinos das cidades de Piranhas, Viçosa, Santana do Ipanema, Chã Preta, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Messias, Pilar, Penedo, Coruripe, Batalha, Campo Alegre e Maceió.

A comissão julgadora escolheu as companhias e artistas da dança levando em consideração a qualidade artística e técnica dos inscritos, a originalidade e criatividade da coreografia, complexidade coreográfica, diálogo entre coreografia, tema e música, e tempo de atuação e formação do grupo.

A mostra principal acontece no dia 7 de maio, a partir das 16h, na Orla Lagunar de Pilar, e no dia 20 de maio, a partir das 17h, no Theatro Sete de Setembro. Paralelamente ao evento, as cidades-sede receberão oficinas de dança ministradas pelos professores Josivaldo Freitas (Hip Hop), Fabian Oliver (Dança de Salão) e José Marcos (Contemporâneo). As inscrições podem ser realizadas no Museu e Casa da Cultura Arthur Ramos, na Av. Prof. Artur Ramos, em Pilar, e na Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte e Juventude de Penedo, localizada na R. Damazo do Monte, 144 - Centro Histórico.

Segundo a curadora da Mostra, a bailarina Karina Padilha, o projeto foi criado com o intuito de reunir os artistas do segmento. “Tantos anos depois, é incrível poder continuar com essa movimentação em prol da dança em Alagoas”, afirmou.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto apresenta um panorama do que é produzido na dança em Alagoas. “Durante o evento, bailarinos, diretores, coreógrafos e outros envolvidos se unem com o objetivo de mostrar o seu melhor e encantar o público”, disse.

A 19º Mostra Alagoana de Dança tem produção da Sururu de Capote e conta com o apoio das prefeituras de Penedo e Pilar.

Confira programação:

PILAR