24/11/2022 14:22 | Cultura

Secult divulga o resultado final do edital Prêmio Mestre Manuca 2022

O edital contempla o segmento de bandas filarmônicas, fanfarras e orquestras alagoanas

Ação visa a preservação, continuação e criação de novas bandas, orquestras, fanfarras e sociedades filarmônicas no Estado

Ascom Secult

Camylla Thomasya/ Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), divulgou nesta quinta-feira (24), o resultado final do Edital Prêmio Manoel Leandro Simplício - “Mestre Manuca 2022”, lançado em julho deste ano. O certame é destinado à seleção de propostas e concessão de prêmios a bandas filarmônicas e de fanfarras, sociedades filarmônicas e orquestras sinfônicas ou filarmônicas alagoanas. Ao todo, 43 propostas foram selecionadas.

A iniciativa busca pela democratização das ações culturais oferecidas pelo Governo, abrangendo a diversidade musical alagoana e investindo na preservação, continuação e criação de novas bandas, orquestras, fanfarras e sociedades filarmônicas no Estado.

Pensando nisso, o edital também resguardou vagas para diferentes recortes, oferecendo o mesmo número de vagas entre a Região Metropolitana e demais regiões alagoanas, para povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes, povos indígenas, povos ciganos e outros) e a comunidade LGBTQI+.

O certame selecionou os projetos sob o critério de destinar 10 vagas para cada segmento que desempenhe as seguintes atuações: formação musical para iniciantes, capacitação musical profissionalizante, bandas filarmônicas, bandas de fanfarras, sociedades filarmônicas, orquestras sinfônicas ou filarmônicas com até 10 anos de existência e acima de 10 anos de existência, e projetos de criação de bandas deste mesmo gênero musical. O edital ainda destina cinco de suas vagas à premiações e projetos de encontros e festivais.

Confira a lista de selecionados: http://www.cultura.al.gov.br/documentos?task=download.send&id=684&catid=464&m=0