10/05/2022 15:11 | Tecnologia e Inovação

Secti renova parceria com startup e garante continuidade de cursos gratuitos na área da tecnologia

Programa Oxetech já alcança mais de 2 mil jovens em todo o estado de Alagoas


Parceria já inseriu mais de 53 estudantes no mercado de trabalho tecnológico de Alagoas

Isabelly Ferreira


Geysa Miranda

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) assegurou, nesta terça-feira (10), a renovação do termo de cooperação técnica científica, junto à startup de São Paulo Digital Innovation One. O documento garante a continuidade da oferta de cursos, gratuitos, para treinamento e desenvolvimento de profissionais pela plataforma de ensino online oxetech.al.gov.br, metodologia exclusiva e a distância, referente à área da tecnologia da informação para os programas de impacto social e escolas do Estado de Alagoas.


O programa Oxetech, atualmente, capacita mais de dois mil alunos inscritos na capital Maceió e no interior do Estado. São centenas de cursos em várias trilhas do conhecimento como tecnologia, ciência e inovação.

Já são sete laboratórios com cursos presenciais espalhados pelo interior de Alagoas, onde três deles estão em pleno funcionamento (São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema) e os outros quatro serão entregues até o final do mês de maio ( Penedo, Murici, Arapiraca e Maceió).

Por meio desse programa, mais de 53 estudantes já foram inseridos no mercado de trabalho tecnológico de Alagoas. A Oxetech Work capacita e dá oportunidade a jovens, com bolsas no valor de R$ 1500,00, custeadas pelo Governo de Alagoas, durante seis meses.


Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, o Oxetech se propõe a assegurar a capacitação de uma mão de obra qualificada, facilitando o diálogo e a atração de novos investidores e empresários para Alagoas, além de revelar os grandes talentos do Estado.

“Nosso propósito é proporcionar à população cursos para a geração de mão de obra qualificada e adaptada às novas necessidades do mercado tecnológico, integrando o ecossistema a esses atores e tornando o mercado propício para a propagação de novos investimentos, além de dar visibilidade a esses estudantes”, afirmou o secretário. 


Já Victor Haruo, Líder de Parcerias Educacionais da Digital Innovation One, destacou a importância da continuidade dessa parceria com o Governo de Alagoas e do trabalho desenvolvido. “Nosso propósito como startup é, justamente, ofertar oportunidades e estudos na área de tecnologia para que as pessoas possam mudar de vida. Vemos nessa parceria com Alagoas uma grande oportunidade para que a gente consiga colocar em prática esse propósito e fazer com que milhares de pessoas continuem tendo acesso a educação gratuita de qualidade para se prepararem para o mercado de tecnologia, não só do Brasil, mas do mundo”, destacou Victor.