02/06/2023 16:30 | Tecnologia e Inovação

Secti já inseriu mais de 100 estudantes no mercado de trabalho através do Oxetech Work

Programa oferece até 200 vagas em empresas alagoanas do setor tecnológico

Gabriel Fireman

Geysa Miranda e Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), por meio do programa Oxetech Work, já inseriu 120 alunos capacitados no mercado de trabalho tecnológico e inovador de Alagoas. O edital vigente, lançado em fevereiro deste ano, disponibilizando até 200 vagas, faz parte da terceira etapa do Programa, que está atualmente em seu 5º ciclo de contratações, com inscrições disponíveis na plataforma: https://oxetech.al.gov.br/oxe-tech-work. Qualquer jovem que possua conhecimentos básicos na área de tecnologia ou áreas correlatas pode participar.

Por meio da Secti, o Governo de Alagoas paga a esse jovem um valor de R$ 1.500,00 durante seis meses junto à empresa, que, após esse período, passa a assumir o salário do estudante por mais 12 meses, podendo, esse jovem, ser definitivamente integrado ao seu quadro de funcionários ao final do processo. Com isso, o Governo já investiu no Programa mais de R$ 3,5 milhões, conectando os estudantes a um leque de 27 empresas alagoanas do setor.

Para André Brenner, bolsista do Programa alocado na empresa Doity, fazer parte disso lhe proporcionou uma experiência incrível: “Eu estou tendo acompanhamento e suporte e, justamente por isso, consigo ver uma evolução nas reuniões diárias que temos para entender o andamento das nossas atividades. É um ambiente muito saudável e acolhedor (na Doity), em que podemos mostrar proatividade de fato. Mas, ao mesmo tempo, é bem desafiador e demanda esforços, de certa forma, te ‘empurrando’ para o crescimento enquanto programador.”, afirmou.

Sobre o Programa Oxetech Work, André diz que acha simplesmente fantástico. “Eu nunca tinha visto algo parecido antes. Conheci o Oxetech por conta da Universidade (Uncisal), pois tivemos algumas aulas presenciais nos laboratórios do Programa. amei a estrutura e a ideia, comecei a acompanhar nas redes sociais, vi que tinham aberto essas bolsas e logo me inscrevi. Gostei muito desse apoio para que nós, que estamos saindo agora da Universidade, possamos ter uma oportunidade real de entrar no mercado de trabalho para crescer e evoluir. Vejo o OxeTech Work como uma ferramenta essencial para isso, tanto naquele momento, quanto agora.”, ressaltou o bolsista.

A taxa de permanência desses bolsistas nas empresas, pós-período de dezoito meses, chega a ser de 93%, como resultado de um contínuo processo de acompanhamento da Secti junto às instituições e aos alunos, prezando pelo diálogo e qualidade na prestação de serviços.

Para o secretário Silvio Bulhões, esse resultado mostra o quanto o Governo de Alagoas tem se esforçado para garantir uma boa qualificação técnica em uma das áreas que mais crescem no mundo - a tecnologia - formando bons profissionais para suprir a necessidade do mercado atual e estimulando jovens para caminhos futuros. “Vemos nesse Programa uma grande oportunidade de garantir novos caminhos a tantos jovens do Estado. Ficamos orgulhosos com o retorno que estamos tendo e queremos avançar ainda mais”, destacou o secretário.