29/05/2023 14:55 | Tecnologia e Inovação

Secti inaugura laboratório do Programa Oxetech no Benedito Bentes

Alagoas já conta com oito Labs instalados, sendo seis no interior do Estado

Gabriel Fireman / Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) inaugurou mais um laboratório do Programa Oxetech, desta vez no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Esse já é o oitavo laboratório instalado em Alagoas, sendo seis no interior do Estado.

Instalado no Polo Multissetorial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o novo equipamento faz parte dos esforços contínuos do Governo para expandir a descentralização e a democratização do ensino técnico-profissional na área da tecnologia e o acesso à educação e à ciência, tanto no interior quanto na capital.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário da Secti, Sílvio Bulhões, destacou a importância da parceria com o Senai, que acompanha constantemente as mudanças do mercado de trabalho em diversos segmentos há décadas.

“Esse é um momento muito especial para Alagoas como um todo, mas especialmente para a educação, para a qualificação técnica e para todos que se preocupam com isso e que enxergam que esse é o futuro para seguirmos transformando nosso Estado, elevando nossos indicadores sociais e de profissionais que possam ocupar as vagas em trabalhos que envolvam tecnologia que só tendem a crescer”, disse Silvio.

O secretário ressaltou, ainda, a importância de se ter a inserção de um laboratório do Oxetech nesse novo espaço do Senai, o qual “mostra claramente que é possível transformar Alagoas”, concluiu. O Lab conta com 16 equipamentos de computação, dois monitores à disposição e está pronto para ser usado e dar mais oportunidades para jovens e adultos.

Participaram também da solenidade o presidente da Fundação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, o diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi-Senai, Cristina Suruagy, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, os vereadores de Maceió Chico Filho e Brivaldo Neto, além de representantes da indústria e empresários.