03/07/2023 16:53 | Tecnologia e Inovação

Secti entrega mais de 100 certificados para estudantes do OxeTech Lab de Penedo

Certificação conclui uma etapa importante para o programa do Governo na cidade

Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) participou da entrega de certificados dos alunos capacitados pelo Laboratório do OxeTech em Penedo. Foram entregues 108 certificações de conclusão aos cursos oferecidos pela Secti, em parceria com a Prefeitura, onde há a menor taxa de evasão do Estado: 26.9%.

Sobre essa parceria, o secretário Sílvio Bulhões relembrou de como, em dezembro de 2021, antes de o primeiro lab ser inaugurado em São Miguel dos Campos, Penedo serviu como embrião para o salto, além da plataforma digital OxeTech, ao acolher o primeiro curso presencial promovido pela Secretaria. Desde então, a colaboração entre as gestões só se fortaleceu, com a abertura do espaço físico, em setembro do ano passado, e com o primeiro Trakto Show fora da capital, em dezembro de 2022.

“Essa entrega é muito simbólica para o Governo de Alagoas e para a Secti. O Oxetech segue crescendo e mudando a vida de muitas pessoas, impactando diretamente na trajetória dos jovens por onde passa. Temos exemplos de alunos que passaram pelos cursos e hoje trabalham em empresas de São Paulo, dos Estados Unidos, da Europa, ganhando em euro, dólar, mas ajudando a movimentar a economia local. Então, o potencial continua sendo gigante, pois, quanto mais formarmos, mais vagas de trabalho poderão ser preenchidas, através, também, de outro programa nosso, o OxeTech Work.”, disse Sílvio.

O prefeito Roberto Lopes engrandeceu a parceria de longa data e destacou como o município vem angariando reconhecimento nacional e internacional, como o título de uma das Cidades Criativas do Brasil, dado pela Unesco. Na oportunidade, ele anunciou o projeto de conectar Penedo de “ponta a ponta” com internet gratuita, reforçando que a cidade vive uma conjuntura favorável.

“Hoje, mais do que nunca, a tecnologia aproxima as pessoas, os lugares, as oportunidades, como vetor de impulsionar mudanças no mundo. Então, por que não fazermos parte disso? Vamos aproveitar esse momento para desenvolver mais e mais nossa cidade e nossa Alagoas. E vocês [os estudantes] fazem parte disso.”, afirmou Roberto Lopes.

Nesse mesmo sentido, Pedro Ivo, superintendente de Tecnologia e Inovação da Secti, apontou que “o principal objetivo do OxeTech é atender essa demanda da população e das empresas, em se formar e ter profissionais disponíveis e, posteriormente, passar a ser uma vertente de inserção no mercado de trabalho tecnológico. Hoje, mais de 1.400 alunos já passaram pelos oito espaços físicos que o Programa tem pelo Estado e, desses, mais de 850 já se certificaram. Isso é um motivo de muito orgulho para nós da Secti, e para vocês que estão se formando, que devem enxergar isso como uma porta de entrada. Essa que estará aberta para que voltem e se capacitem cada vez mais.”

Denner Rodrigues, coordenador do Laboratório local, fortaleceu o discurso como “um pontapé” para o futuro, tanto do desenvolvimento profissional dos estudantes e sua introdução mais qualificada para uma carreira futura, quanto para um progresso conjunto em todo o seu potencial técnico, enxergado pela Secretaria e pela Prefeitura, e prezando pelo fator humano, “formando programadores e pessoas que enxerguem Penedo como mais do que uma cidade, mas como um polo de ciência e tecnologia que pode vir a ser uma referência cada vez maior.”

Exemplificando-se na aluna certificada Lenny Beatriz, que representou a turma ao externar seus sentimentos: “Quando me inscrevi no OxeTech não pensava que teria uma experiência tão boa. Pude aprender mais a fundo coisas que eu apenas pensava saber. Desde criança sou completamente fascinada pela tecnologia, mas não sabia por onde começar de fato. E, quando iniciei o curso no laboratório, consegui ter uma visão mais ampla da área e ver aquela menina que adorava tecnologia se encontrando nesse caminho.”, disse Lenny Beatriz.