16/11/2022 17:36 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Secti e Uncisal firmam parceria para impulsionar produção científica no Centro de Inovação

Universidade ganha espaço para descentralizar atividades e desenvolver projetos tecnológicos


Parceria torna o Centro de Inovação do Polo Tecnológico, em Jaraguá, local para o desenvolvimento de atividades acadêmicas

Ascom Uncisal


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) firmaram parceria para impulsionar a produção científica no estado. O acordo de trabalho conjunto entre as duas instituições foi firmado nesta quarta-feira (16), através de assinatura de termo de cooperação técnica, que garantirá o uso de espaços no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, em Jaraguá, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas.


Na prática, a parceria vai assegurar que projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal (NIT/Uncisal) possam contar com a estrutura física disponibilizada no Polo de Inovação. A medida deve beneficiar professores, pesquisadores e estudantes, sobretudo de cursos superiores tecnológicos da Uncisal.

 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do estado. “Para nós é um momento de alegria formalizar esse processo, para implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal no Centro de Inovação, uma ação que faz total sentido e que busca fortalecer os cursos voltados à tecnologia e integrar com o mercado de trabalho em Alagoas, que hoje está pujante, especialmente, conduzido pelo Centro de Inovação”, concluiu Sílvio Bulhões.

 

Para o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a formalização do termo de cooperação deve produzir resultados significativos para o desenvolvimento científico em Alagoas. “Este é um momento muito importante para a Uncisal. Agora, a universidade, através do NIT, tem o seu espaço no Polo de Inovação de Jaraguá, o que deve alavancar nossas pesquisas e gerar produtos relevantes para toda a sociedade alagoana”, disse Henrique de Oliveira.

 

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, também pontua os avanços com a parceria. “Hoje a universidade assina esse enlace, o que deve contribuir com novos eventos, com instruções, com parcerias e, cada vez mais, trazer a universidade para a ciência, tecnologia e inovação. Esta é uma conquista importante para os nossos docentes e para os nossos estudantes e deve trazer resultados positivos para a Uncisal”, destacou Ilka Soares.

 

Também participaram da assinatura a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Cristina Ribeiro, a professora Edileuza Leão, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal, e o técnico Elton Oliveira.