23/05/2023 18:32 | Direitos Humanos

Secretários estaduais de Direitos Humanos discutem integração de políticas públicas com ministro Silvio Almeida

Secretária Maria Silva participa do encontro que foi realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira (23)


As secretárias e secretários de Direitos Humanos dos Estados Brasileiros dialogaram sobre o tema "pensar o futuro, para garantir o hoje"

Joanna de Ângelis / Ascom Semudh


Joanna de Ângelis / Ascom Semudh

A secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, esteve presente nesta terça-feira (23) em reunião no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania - MDHC em Brasília.


A convocação reuniu, junto ao Ministro Silvio Almeida, as secretárias e secretários de Direitos Humanos dos Estados Brasileiros, para dialogar sobre o tema "pensar o futuro, para garantir o hoje", visando à integração das políticas de direitos humanos em âmbito nacional.


"O Governo do Estado de Alagoas está alinhado às políticas federais com objetivos de proteger, ampliar e defender os direitos humanos em todas as suas vertentes. A aproximação junto ao Ministério nos garante novas perspectivas de iniciativas que podem ser implantadas em Alagoas. Foi um encontro proveitoso com grande troca de experiências."


Segundo o Ministro Silvio Almeida, o encontro também propôs avaliar e mensurar as ações em andamento em cada Estado, para que aconteça a ressonância das grandes questões do Brasil. Para ele é fundamental dar andamento às propostas de institucionalizar a política de direitos humanos nacional para que possamos transcender socialmente. 


“A criação do Fórum é importante para que possamos levar as experiências para todos os chefes do executivo em todos os níveis da Federação. É fundamental para tornar mais eficiente nossa postura diante da corte internacional. Nós estamos aqui para mudar o Brasil. E sem as senhoras e senhores será impossível fazer isso", concluiu o Ministro.


Durante o encontro também foi realizada a apresentação dos indicadores dos direitos humanos em cada Estado e foi iniciado o planejamento para construção do Fórum Nacional de Direitos Humanos.