23/02/2024 14:48 | Saúde

Secretário do Governo de Pernambuco conhece modelo de gestão das UPAs de Alagoas

Equipe pernambucana avaliou as técnicas de construção utilizadas na construção da Unidade de Pronto Atendimento estaduais


Comitiva de Pernambuco conheceu a estrutura física e o modelo de gestão das UPAs construídas e mantidas pelo Estado

Olival Santos / Ascom SESAU


Fabiano Di Pace / Ascom SESAU

A gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do Governo de Alagoas tem sido referência para os demais estados brasileiros. O secretário de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Rodrigo Ribeiro, esteve na UPA do Jaraguá para conhecer o modelo de gestão aplicada na unidade para servir como modelo no estado vizinho. 

Os representantes do executivo pernambucano foram acompanhados pelo diretor-geral da unidade, Emanuel Monteiro, e pelo engenheiro Dalton Moreira, que atua na Assessoria Técnica de Serviços de Engenharia e Arquitetura (ASTESEA) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).


Na oportunidade, além da estrutura física, Rodrigo Ribeiro também conheceu o modelo de gestão implantado pela Sesau para gerenciar as UPAs estaduais. “É sempre com satisfação que Alagoas recebe equipes de outros Estados para que conheçam os avanços implementados nas UPAs construídas e gerenciadas pelo Governo de Alagoas, que já é referência de eficiência”, destacou o diretor da UPA Jaraguá, Emanuel Monteiro.

Para o secretário de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Rodrigo Ribeiro, a experiência foi produtiva. “Estamos conhecendo diversas iniciativas e avaliando a que melhor se adequa a Pernambuco. Verificamos que Alagoas foi um dos exemplos de gestão que prima pela qualidade, seja na parte física-estrutural, quanto na gerencial”, enfatizou o gestor pernambucano.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que é gratificante ver o trabalho da gestão estadual de saúde reconhecido como referência por outros Estados. “O trabalho do governador Paulo Dantas segue sendo exemplo para o Brasil, realizando com esforço e dedicação um avanço inédito na saúde alagoana, que já é reconhecida pelos alagoanos e além das fronteiras”, salientou.