11/05/2023 09:26 | Educação

Secretário destaca alcance de cooperação com municípios: “Por uma Alagoas melhor”

Durante entrega de creche em São Miguel dos Campos, Marcius Beltrão diz que parcerias geram cada vez mais oportunidades para todos, impulsionando o desenvolvimento social

Thiago Ataíde

Bruno Soriano

Alagoas ganhou mais uma unidade do programa Criança Alagoana, criado para promover o desenvolvimento infantil na primeira infância. A creche entregue nessa quarta-feira (10) é a 32ª já construída pelo Governo do Estado, a segunda no município de São Miguel dos Campos, que ganhou um novo e moderno equipamento capaz de acolher integralmente até 200 crianças de zero a seis anos de idade.

Na solenidade de entrega da creche erguida no loteamento Hélio Jatobá, o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, fez questão de destacar a importância da cooperação com os municípios visando ao fortalecimento da educação básica em Alagoas.

“Importante terem escolhido esta região para a creche, que está em um dos bairros mais populosos da cidade. Sabemos o quanto o prefeito George [Clemente, de São Miguel] ansiava por isso. Afinal, muitos pais precisam trabalhar e se veem angustiados com a possibilidade de não terem com quem deixar seus filhos. E a parceria entre o governo estadual e as prefeituras têm feito a diferença na vida dos alagoanos, promovendo o desenvolvimento social e sustentável nos municípios”, avaliou.

Para ele, outro fator determinante para a Educação de Alagoas seguir melhorando é a integração entre as secretarias. “A querida Paula Dantas [secretária Extraordinária da Primeira Infância] vem fazendo um excelente trabalho. Tem uma equipe dedicada e competente. Somado a isso, temos parcerias com municípios que nos permitem realizar ações como a busca ativa, para que todos em idade escolar estejam em sala de aula, formando cidadãos e ofertando ao aluno da rede estadual todas as condições de disputar uma vaga numa universidade pública e no mercado de trabalho”, emendou o secretário.

O governador Paulo Dantas, por sua vez, reforçou que o programa garante a perspectiva de um futuro promissor, ‘o que só é possível por meio de uma educação de qualidade’.

“O programa Criança Alagoana prepara essa juventude para um futuro que educa, que prioriza a alfabetização na idade certa. Teremos mais duzentas crianças estudando em um ambiente devidamente estruturado e que dispõe, sempre, dos melhores profissionais. Tudo para que elas recebam o acolhimento necessário à aprendizagem”, declarou o governador, acrescentando que, em cada creche, as crianças também recebem assistência odontológica, com todos os profissionais passando, inclusive, por formação em Primeiros Socorros.

Satisfação

Diretora do Centro de Educação Infantil Decite Cavalcante, como vai se chamar a creche, Nadeje Barbosa disse que a unidade é a realização de um sonho. “Isso aqui é um sonho de consumo para qualquer profissional de educação. E a expectativa também é muito grande entre os pais dos alunos, tamanha a confiança que eles depositam em nosso trabalho”, disse a professora, acrescentando já contabilizar 134 matrículas.

Já Pedro Loureiro não vê a hora de o pequeno Miguel Lorenzo começar a estudar na creche orçada em R$ 4,5 milhões. “Cheguei há pouco tempo de São Paulo com meus três filhos e já consegui emprego na minha cidade. Ficou tudo muito bonito. Tenho certeza de que meu caçula, que só tem três anos, estará em boas mãos”, atestou o jardineiro.

Até 2026, o Governo de Alagoas pretende inaugurar 200 creches em todo o estado, perfazendo um investimento superior a R$ 800 milhões e proporcionando a geração de aproximadamente oito mil empregos diretos.