14/03/2023 15:30 | Tecnologia e Inovação

Secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas assume presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT&I

Silvio Bulhões foi eleito por unanimidade e compõe a nova gestão do biênio 2023-2024

Silvio Bulhões garantiu que a gestão será participativa e plural, unindo esforços e conectando o Brasil com foco na democratização ao acesso de oportunidades

Ascom Secti

Geysa Miranda / Ascom Secti

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti), Silvio Bulhões, foi eleito, nessa segunda-feira (13), como novo presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), durante fórum realizado na Embaixada da Itália em Brasília (DF).

Silvio foi eleito por unanimidade e fará parte do biênio 2023-2024. Dentro da nova gestão ainda estão: o secretário de CT&I de Goiás, José Frederico Netto, como primeiro vice-presidente; a secretária do Maranhão, Natassia Waba, como segunda vice-presidente; o secretário do Paraná, Aldo Bona como Diretor Regional do Sul; o secretário de São Paulo, Vahan Argopyan, como Diretor Regional do Sudeste; o secretário do Mato Grosso, Allan Kardek, como Diretor Regional Centro-Oeste; a secretária Sandra Monteiro, como Diretora Regional do Nordeste; o secretário de Roraima, Márcio Granjeiro como Diretor Regional Norte e o secretário da Paraíba, Cláudio Furtado como presidente do Conselho Fiscal.

Para o secretário da Secti Alagoas e presidente do Consecti, Silvio Bulhões, essa gestão será participativa e plural, unindo esforços e conectando o Brasil com foco na democratização ao acesso de oportunidades, bem como a garantia do desenvolvimento econômico e social por meio de programas que fomentem a inovação, além da ampliação do acesso à ciência.

“É com muita alegria que recebo essa missão. Em Alagoas já desenvolvemos grandes programas e projetos que ampliam oportunidades e impulsionam a CT&I. Agora, à frente do Consecti, queremos integrar esses programas de desenvolvimento tecnológico e científico unindo todos os Estados e proporcionando desenvolvimento econômico e social para o país. O Conselho terá, sem dúvida, uma gestão ativa e independente. Gostaria de agradecer ao ex-presidente, Rafael Pontes, pelo seu empenho e por ter transformado essa instituição. Nosso trabalho continua. ”, afirmou o presidente Silvio Bulhões.

Após a posse, os novos membros do Consecti foram recebidos pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na 1ª visita institucional ao ministério, e realizaram a primeira reunião do Conselho onde já debateram sobre os desafios enfrentados nos últimos anos e as novas possibilidades de expandir e ampliar a CT&I em todo o País.

“Eu não tenho dúvidas que o secretário Silvio Bulhões está a altura desse desafio, ainda mais nesse momento em que a ciência e a tecnologia voltam a ser prioridade no país. A ciência e o desenvolvimento tecnológico não se realizam somente na União, se realizam nos Estados, Municípios, nas universidades. Tenho certeza que vamos conseguir, com a ajuda do Consecti, fazer essa interlocução da maneira que a população espera de nós.”, disse a Ministra.