18/07/2023 17:38 | Direitos HumanosDesenvolvimento Humano

Secretárias de Estado discutem agenda para visita da ministra da Mulher a Alagoas

Aparecida Gonçalves firmará termo de cooperação com o Estado e participará de ações do Agosto Lilás em Alagoas

Pei Fon/ Agência Alagoas

Elen Oliveira

Secretárias, secretárias executivas e técnicas de secretarias estaduais geridas por mulheres reuniram-se no Gabinete Civil, nesta terça-feira (18). O encontro discutiu a programação da visita da ministra de Estado da Mulher, Aparecida Gonçalves, que virá a Alagoas em agosto, mês de mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da campanha Agosto Lilás. De acordo com a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Maria José Silva, o principal ponto da visita será a assinatura do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica para a construção e equipamento de duas unidades da Casa da Mulher Brasileira, conforme compromisso pactuado pelo ministro da Justiça, Flavio Dino, durante agenda em Alagoas em maio deste ano.

Durante a estada da ministra em Alagoas, também será realizado o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que deverá contar com a participação da população feminina, gestoras públicas e representantes de instituições da sociedade civil. A secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância de integrar um secretariado de maioria feminina e a união de esforços para a consolidação de políticas públicas para as mulheres alagoanas.

“O Governo de Alagoas dá exemplo de valorização da capacidade técnica da mulher, tanto no secretariado quanto nos demais postos de gestão, e a vinda da ministra ao Estado reconhece e fortalece esse protagonismo. Temos feito um trabalho relevante de mobilização dos agentes públicos e de transversalidade, garantindo ações sustentáveis para melhorar a vida das mulheres”, afirma a secretária.

No primeiro dia da agenda, a ministra será recepcionada pelo governador Paulo Dantas e o secretariado estadual, notadamente as secretárias, junto com prefeitos e autoridades dos outros poderes. O fórum terá como temas as políticas estaduais voltadas às mulheres; a representatividade feminina na gestão pública estadual; enfrentamento ao feminicídio e o trabalho da Rede de Atenção às Violências (RAV), além do enfrentamento à violência de gênero na política.

A secretária da Mulher, Maria José Silva, ressaltou a relevância dos espaços ocupados por mulheres na gestão pública federal e em Alagoas, primeiro Estado do Brasil a ter maioria do secretariado composta por mulheres. “Vamos mobilizar prefeitos e prefeitas para a ampliação de secretarias municipais da Mulher, que eram seis, quando eu assumi a Semudh, e hoje já são 18. Temos avançado, mas precisamos fazer mais, inclusive, para assegurar o cofinanciamento de políticas públicas”, defende.

Participaram da reunião as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil); Maria José (Mulher); Kátia Born (Assistência e Desenvolvimento Social); Ângela Stemler (Esporte, Lazer e Juventude); Paula Dantas (Primeira Infância); Aline Rodrigues (Cidadania e Pessoa com Deficiência); a controladora-geral do Estado, Adriana Araújo; a procuradora Rosana Cólen; as secretárias executivas Dilma Pinheiro (Mulher); Maria Luiza Tenório (Desenvolvimento); Aline Melo (Políticas Agropecuárias); o secretário executivo de Políticas Culturais, Milton Muniz; a assessora técnica da Secretaria de Governança Corporativa, Karina Gomes, e a superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra.